Agronomia recebe novo equipamento para produzir ração

03/07/2015 00h00 ⋅ Atualizada em 29/10/2019 19h06

Para garantir o contato dos alunos com a avicultura, a disciplina de Zootecnia de Pequenos Animais, do curso de Agronomia da Universidade de Taubaté (UNITAU), depende do uso de, pelo menos, 40 quilos de ração por dia. Para otimizar a confecção de alimentos para as mais de 350 aves criadas na fazenda piloto e para que os alunos participem do processo de produção, o Departamento conta com um novo equipamento.

O triturador de ração foi adquirido com a verba que a própria criação de aves gera com a venda de ovos realizada na feira que a Agrotau Jr – empresa júnior do curso de Agronomia, responsável por fazer os alunos vivenciarem o cotidiano de um agrônomo – realiza no campus da Agronomia e em alguns Departamentos da UNITAU.

[gallery:237]

“A criação das galinhas imita o sistema caipira mesmo, para mostrar o cotidiano do agrônomo, que é uma vivência agronômica, mas em que, ao mesmo tempo, é necessária a técnica”, conta o Prof. Dr. José Maurício Bueno da Costa, responsável pela disciplina e pelos cuidados com as aves.

A ração é feita com farelo de soja, fubá, núcleo mineral vitamínico e farelo de trigo.

“As aves precisam de diferentes quantidades de vitaminas nas épocas de cria, recria e postura. Então, produzindo nossa própria ração, economizamos para nós mesmos e conseguimos baixar o preço dos ovos”, completa o Professor José Maurício.

Os ingredientes para a elaboração da ração são adquiridos por meio de cooperativas parceiras da Universidade, e a ração é triturada dentro da fazenda piloto durante o período de aulas dos alunos, para que eles consigam acompanhar todas as etapas do projeto.

Luís Sonsini