Alunos e professores de sucesso do Direito são destaques em Semana

31/07/2015 00h00 ⋅ Atualizada em 24/10/2019 03h47

Com debates sobre temas atuais e a presença de nomes de destaque que passaram pelo curso de Direito, a Universidade de Taubaté (UNITAU) realiza entre os dias três e sete de agosto a 38ª Semana Jurídica do Departamento.

O evento também terá uma atividade especial de doação de sangue. Um ponto de coleta funcionará na quarta-feira, dia cinco, no período da manhã, no Escritório de Assistência Jurídica.

De segunda a sexta-feira serão realizadas duas palestras por dia: uma a partir das 8h30 e outra às 19h30. As apresentações serão ministradas por professores e convidados e homenagearão ex-alunos e ex-professores do curso, que tiveram carreiras de destaque em suas áreas de atuação, entre eles promotores, procuradores, juízes, desembargadores e advogados.

“A Semana é focada na formação pedagógica dos alunos, mas também será uma homenagem para essas pessoas que contribuíram para o curso ao longo dos anos”, disse o diretor do Departamento, Prof. Me. Rodrigo Ribas Branco Romeiro.

“É um espaço para que os alunos possam conhecer na prática os temas que são discutidos em sala de aula. Os convidados têm essa participação importante de dividir as experiências práticas”, continua ele.

O curso de Direito da UNITAU existe desde 1959, quando a Instituição ainda não funcionava como Universidade. Ao longo desses 56 anos, já formou milhares de estudantes, que hoje atuam em diferentes locais no Brasil e em outros países.

Além de seu caráter de formação, o curso, por meio do Escritório de Assistência Jurídica e de outros projetos, atende milhares de pessoas da região, sendo um importante suporte para a comunidade.

Programação

Entre os temas a serem discutidos estão a maioridade penal, o novo código de processo civil, a reforma da previdência e o financiamento das campanhas públicas.

Serão homenageados o desembargador Paulo Sérgio Brant de Carvalho Galizia, o juiz de direito aposentado Dirceu dos Santos, o desembargador aposentado José Roberto dos Santos Bedaque, entre outros.

A programação completa pode ser conferida no site da UNITAU. As atividades são gratuitas e abertas ao público.

Doação de sangue

A ação solidária integra o projeto Jus Sanguinis, realizado periodicamente no Departamento. Normalmente, as pessoas são convidadas a realizar a doação no Hemonúcleo. Nesta edição, contudo, a atividade acontece no próprio Departamento.

Para doar, é necessário ter entre 18 e 67 anos e pesar, no mínimo, 50 quilos.