Docentes participam de oficinas do Profoco

03/08/2015 00h00 ⋅ Atualizada em 03/11/2019 09h18

[gallery:241]

A oficina de Educar em uma sociedade multicultural, realizada na última sexta-feira, 31, encerrou a primeira edição do Programa de Formação Continuada (Profoco). Doze atividades, entre palestras e mini-cursos, foram oferecidas aos docentes durante a semana que antecedeu a volta às aulas. Ao todo, 250 professores participaram desta primeira edição.

O Programa é uma iniciativa da Pró-reitoria de Graduação (PRG) que busca promover a troca de experiência entre os professores da Universidade e abrir espaço discussões a cerca de temas referentes ao universo acadêmico, promovendo a melhoria da qualidade de ensino.

“Eu acredito que nós só entendemos os nossos alunos quando nos ambientamos ao mundo deles. Estamos lidando muito com a Geração Z, eles são mais dinâmicos, mais visuais, então temos que usar o que eles têm e as tecnologias que dispõem a nosso favor”, relata a Prof. Dra. Maria Fátima de Melo Toledo, ministrante da palestra Alunos e Professores 3.0: Sociedade digital, novas necessidades e novos papéis.

“As oficinas do Profoco nos fazem entender melhor o porquê da importância do dinamismo nas aulas, sem se esquecer da importância do teórico. São coisas que se complementam”, conta a Profa. Ana Iracema Neves Fagundes Nogueira de Oliveira do Departamento de Economia, Contabilidade e Administração (ECA).

A Universidade tem um corpo docente de 70% de Mestres e Doutores, cursos de Graduação, Pós-graduação e Educação à Distância (EAD), que necessitam de atenções diferenciadas e o docente, depois do Profoco, passa a entender melhor o seu papel como educador.

“Eu tinha um plano de aulas pronto e preparado para todo este semestre. Depois das oficinas do Profoco, estou reestruturando tudo! Será muito bom começar mais esse ciclo com todo esse conhecimento novo. A Universidade acertou! Espero que tenhamos o Profoco em todo semestre!”, conta com alegria a Profa. Ma. Isabel Rosângela dos Santos Ferreira de Língua Portuguesa dos nossos cursos presenciais e de EAD.

Luís Sonsini