Equipe do Projeto Rondon recebe certificado

24/08/2015 00h00 ⋅ Atualizada em 02/11/2019 16h54

[gallery:250]

O Reitor da Universidade de Taubaté, Prof. Dr. José Rui Camargo, entregou, na última quinta-feira, 20 de agosto, os certificados para os integrantes da equipe do Projeto Rondon – Operação Bororós, realizada em Juscimeira – MT.

Composta por oito alunos e dois professores, a equipe ficou 21 dias na cidade desenvolvendo inúmeras atividades com a população local.

“Foi uma experiência sensacional. A interação com a comunidade foi ótima. Apresentamos oficinas pedagógicas, desenvolvemos trabalhos do EJA [Educação de Jovens e Adultos] e até atividade de educação sexual para crianças e jovens. O pessoal lotava as salas das atividades. Fui para ensinar, mas acabei aprendendo muito”, disse Camila Miranda Ferri, do 5º ano de Engenharia Ambiental.

Para Leandro Notari Chester, do 3º ano de Odontologia, uma das coisas que mais chamou a atenção foi o entrosamento de toda equipe. “Todos nós tínhamos um mesmo objetivo. E posso dizer que voltei uma pessoa muito feliz dessa viagem”, afirmou.

Já Natália Albertin dos Santos, do 6º ano de Medicina, ficou sensibilizada em ver a realidade local e a participação da população. “Foi muito dinâmico. Essa experiência nos serviu para entendermos o profissional que vamos nos tornar e as situações que vamos enfrentar no mercado de trabalho”, destacou.

O coordenador do projeto, Prof. Dr. José Felício Goussain Murade, se emocionou ao falar da experiência. “Era uma relação de autonomia que demos aos alunos. Nós ficávamos na torcida e o resultado foi muito positivo. E eles até nos surpreenderam em alguns momentos.”

“Foram 21 dias, cedo, tarde e noite, de lição de vida. São jovens com muito amor e carinho no que fazem”, completou o Prof. Me Edésio da Silva Santos, que também integrou a equipe.

O Reitor pediu para cada integrante do projeto citar em uma palavra o que a experiência representou. As palavras foram: paixão, desconstrução, gratidão, aprendizagem, família, descoberta, plural, emoção, amor e autonomia. Ao final, o Prof. Dr. José Rui disse que irá compor um poema com as palavras. “Diante de tudo o que vi aqui hoje, a minha palavra é ‘orgulho’.”