Equipe dá início ao projeto de navio inteligente

24/08/2015 00h00 ⋅ Atualizada em 02/11/2019 01h13

[gallery:251]

O Reitor da UNITAU, Prof. Dr José Rui Camargo, recebeu, na última sexta-feira, dia 21, uma comitiva de pesquisadores coreanos, que atuarão com a equipe da Universidade no desenvolvimento de um navio médico inteligente, que apoiará ribeirinhos da região amazônica.

O projeto está previsto em um dos compromissos firmados entre os governos brasileiro e coreano durante a visita oficial da presidente da Coreia, Park Geun-hye, ao Brasil, realizada em abril.

Graças às parcerias já mantidas pela UNITAU com Instituições de ensino e pesquisa coreanos desde 2011, a Instituição foi convidada para participar do projeto pelo KIAT – Korea Institute for Advancement of Technology, instituto estatal de tecnologias avançadas da Coreia, que atua como uma agência de financiamento de projetos.

“Estamos dispostos e preparados para desempenhar esse projeto. Será um salto de tecnologia para o país”, disse o Reitor, Prof. José Rui.

A comitiva coreana foi composta pelo líder do KIAT Ásia-América Latina e os professores da Universidade Yonsei, Yoon Young Kang e Sung Oh Hwange. O professor Kang explicou que, após a assinatura do compromisso entre as presidentes dos dois países, foi formada uma comissão de 20 pesquisadores na Universidade Yonsei para analisar diversos aspectos da região amazônica e da população local, com o objetivo de entender a demanda e a geografia, o que embasará o projeto do navio.

“Mas o mais importante será ouvir as pessoas, por isso estamos aqui”, disse ele.

O grupo segue para Manaus (AM), onde estão previstas reuniões oficiais de trabalho, entre elas encontros com representantes da Universidade Estadual do Amazonas (que também poderá ser parceira do projeto) e com o embaixador da Coreia no Brasil, Jeong Gwan Lee.

A partir da visita, a equipe deverá delinear mais precisamente a necessidade de serviços e obter dados da região, para dimensionar o projeto. Após esse diagnóstico, deverão ser definidos os prazos, o valor a ser investido, o modelo de projeto e a Instituição coreana que deverá acompanhar a sua execução, juntamente com a UNITAU.