Departamento de Engenharia recebe doação do ITA

28/08/2015 00h00 ⋅ Atualizada em 31/10/2019 08h38

O Campus da JUTA da Universidade de Taubaté (UNITAU) recebeu, na quinta-feira, 27, uma doação do laboratório de estruturas do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) de uma parte estrutural completa (sem o motor e sem a parte eletrônica) do avião Tucano, modelo T-27, para acrescentar ainda mais conhecimento e conteúdo nas aulas de Engenharia Mecânica e de Engenharia Aeronáutica.

“A Embraer, juntamente com o ITA, fizeram um modelo absolutamente real para testes em laboratório para medir forças e deformações na estrutura e, então, simulavam as condições de uso”, relata o Prof. Dr. Evandro Luís Nohara, sobre a aeronave que nunca voou.

A estrutura e algumas peças do Tucano já estão alocadas no hangar do Departamento e os alunos de graduação utilizarão o modelo para as aulas práticas do curso.

“Essa aeronave será muito importante para o curso de Engenharia Aeronáutica e Engenharia Mecânica, pelo fato de que podemos fazer uma série de aulas experimentais”, comenta Evandro, professor de ciência de materiais no curso de Engenharia Aeronáutica e coordenador do mestrado em Engenharia Mecânica da UNITAU.

As expectativas para as aulas práticas aumentaram com a chegada da doação e, para Nohara, os alunos irão se entusiasmar ainda mais.

“Os estudantes vão se animar muito, pelo fato de podermos fazer as medições e termos a visualização da estrutura completa da aeronave”, conclui o coordenador.

Saiba mais sobre o Tucano T-27:

O Tucano T-27 é um monomotor turboélice de asa baixa. Foi o primeiro treinador básico turboélice a utilizar assentos ejetáveis configurados em tandem (um atrás do outro). Os primeiros aviões de produção foram entregues em 29 de setembro de 1983 e, no total, foram produzidas mais de 630 unidades do avião para forças aéreas de 14 países.

O T-27 é usado na formação dos cadetes da Academia da Força Aérea (AFA).

Caroline Santos