Escola de Aplicação realiza nova intervenção artística

02/09/2015 00h00 ⋅ Atualizada em 01/10/2019 15h37

A Escola de Aplicação Dr. José Alfredo Balbi promoverá um novo grafite nas paredes da instituição. Com o tema voltado para o Desfile Cívico do dia da independência do Brasil, a intenção é trabalhar, juntamente com os alunos, o amor à pátria e buscar o entendimento do feriado.

A iniciativa faz parte de um conjunto de intervenções que a Escola promove como medida pedagógica para tornar o ambiente de estudo mais agradável e incentivar os alunos a terem contato com a arte e com a expressão por meio da ilustração.

O ilustrador e grafiteiro será Rodrigo Abreu Araújo, diretor de criação da Central de Comunicação da Universidade de Taubaté (ACOM). “A ideia foi da Escola e quem escolheu o desenho foram os alunos. Eles dão a ideia, eu venho com o projeto do desenho e eles me ajudam a colorir na parede”, conta o criador da arte.

O tema do sete de setembro está sendo trabalhado em diversas disciplinas da Escola de Aplicação. “Essa intervenção artística que estamos promovendo foi uma ideia nossa junto com a ACOM. Nós logo acatamos a ideia porque a escola fica mais viva, mais bonita”, explica a Profa. Dra. Mércia Aparecida da Cunha Oliveira, diretora da Escola.

A ilustração será colocada ao lado do grafite do Dia do Estudante, que foi elaborado pelo mesmo ilustrador, porém com a participação dos alunos do Ensino Fundamental.

A ideia central do desenho do desfile cívico foi dos alunos do Ensino Médio, que também participarão da elaboração do grafite. “Os alunos precisam sentir que a escola é deles. Então o Balbi tem que ter a cara deles. Nossa ideia é deixar a Escola mais colorida, sem aquele ambiente austero.”, conta a diretora pedagógica e assessora da Pró-reitoria de Graduação da UNITAU (PRG), Profa. Dra. Myriam Boal Teixeira.

A intervenção acontecerá no dia 3 de setembro, no período da manhã na Escola de Aplicação Dr. José Alfredo Balbi. Conheça o grafite feito para o Dia do Estudante aqui.

Luis Sonsini
Escola de Aplicação/UNITAU