Grafite na Escola de Aplicação une alunos do Ensino Médio

03/09/2015 00h00 ⋅ Atualizada em 03/11/2019 05h11

[gallery:252]

Com o tema centrado no Desfile Cívico de sete de setembro, os representantes e vice representantes de todas as salas de todos os anos do Ensino Médio fizeram um trabalho coletivo de ilustração e grafite nas paredes da Escola de Aplicação Dr. José Alfredo Balbi, em parceria com a Central de Comunicação da Universidade de Taubaté (ACOM).

Este foi o segundo desenho de trabalho coletivo com os alunos nas dependências da Escola. O grafiteiro e ilustrador Rodrigo Abreu Araújo elaborou o desenho com ideias dos alunos e os auxiliou na pintura do desenho. “Desta vez trabalhamos com a perspectiva horizontal, um pouco diferente do outro desenho. Neste conseguimos trabalhar melhor e todos conseguiram dar uma mão de tinta”, explica o diretor de arte da ACOM.

Os alunos deram mãos de tinta e opinaram nas cores e nos traços do desenho durante a pintura. “Eu gostei muito do dia de hoje. A escola fica mais alegre, mais viva”, comenta a aluna Larissa dos Santos de Andrade, da 2ª série B do Ensino Médio.

A intervenção artística faz parte da concepção da nova direção pedagógica e é uma das iniciativas propostas pelo processo de transição do conceito de colégio para Escola de Aplicação.

“Essa iniciativa amplia não só o conhecimento, mas o amor do aluno para com a Escola. Nós que trabalhamos com educação acreditamos que não só o corpo de pessoas ensina, mas que a arquitetura também ensina. A arte também ensina e incentiva. As paredes falam, elas são os espelhos da Escola e nós queremos uma imagem boa neste espelho”, explica o coordenador do Ensino Médio, Prof. Me. César Augusto Eugênio.

A ideia central das intervenções é promover o incentivo à expressão dos alunos, permitindo a reflexão de valores dentro e fora da escola e o tema da independência não foi escolhido apenas como fator de evento cívico, mas também para incentivar o amor e a honestidade dos alunos na vida fora do ambiente educacional.

“Antes estas paredes eram lotadas de quadros verdes de avisos. Muitas vezes vazios. Dava aquele ar austero para a escola. Ficava aquela coisa fechada e nós não queremos isso. Queremos que os alunos sintam que a Escola é deles. Que tem a cara deles”, diz a Profa. Dra. Myrian Boal Teixeira, diretora pedagógica da Escola de Aplicação. “E já temos outras marcadas. Queremos vida nestas paredes”, completa.

A ideia do desenho foi dos representantes de sala do Ensino Médio. “Eu acho isso muito legal. Fazer esse tipo de intervenção é muito importante para nós. Todos queremos a Escola mais bonita, mais viva. Sem falar que desenhar e pintar é muito legal. É bom olhar e dizer que nós ajudamos”, conta Jonathan Victor Souza Marcondes, aluno da 3ª série D do Ensino Médio e Secretário de Esportes do Grêmio Estudantil.

As intervenções terão continuidade ao longo do ano letivo e procurarão abordar um tema diferente por mês.

Luís Sonsini
Escola de Aplicação/UNITAU