Com o CICTED, cresce o número de projetos no Comitê de Ética

17/09/2015 00h00 ⋅ Atualizada em 31/10/2019 22h52

Com inscrições abertas até o dia 22, o IV Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento (CICTED) da Universidade de Taubaté já impacta as atividades do Comitê de Ética (CEP) da Instituição, elevando o número de projetos encaminhados para o órgão. Isso porque muitas pesquisas que serão apresentadas no evento envolvem seres humanos e, portanto, precisam do aval do CEP para serem realizadas.

O Comitê de Ética, que está localizado na Pró-reitoria Pesquisa e Pós-graduação (PRPPG), é vinculado à Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep), órgão que regulamenta a pesquisa com seres humanos no país. O CEP tem autonomia e avalia projetos de universidades em geral, hospitais ou qualquer instituição que explore o estudo com pessoas, pois todo trabalho científico que envolva seres humanos tem que ser avaliado por um órgão como o da UNITAU.

“Muitas vezes o aluno não sabe disso, que ele precisa do protocolo do CEP”, afirma a coordenadora do Comitê, Profa. Dra. Maria Dolores Alves Cocco. Ela explica que pesquisas envolvendo seres humanos não são apenas aquelas relacionadas à área de biociências, como, por exemplo, envolvendo testes clínicos ou laboratoriais. Entrevistas com pessoas também dependem da aprovação do CEP, entre outros estudos.

“Neste mês recebemos 88 projetos, das áreas de humanas, de biociências e de exatas”, continuou a professora. De acordo com ela, o número está bem acima da média mensal de projetos recebidos pelo CEP.

Esses 88 projetos são, em sua maioria, de alunos da Pós-graduação na área de Humanas e do curso de Odontologia. Os processos já foram avaliados pelo Comitê.

O CICTED acontece entre os dias 20 e 24/10, no ECA (Departamento de Economia, Contabilidade e Administração) e é aberto tanto para alunos da UNITAU quanto para pesquisadores de Universidades visitantes.

Gabriela Oliveira