Feira de Ciências da Escola de Aplicação recebe alunos da rede municipal

02/10/2015 00h00 ⋅ Atualizada em 23/10/2019 22h08

[gallery:265]

A Escola de Aplicação Dr. Alfredo José Balbi, da Universidade de Taubaté (UNITAU), realiza, até o dia 2 de outubro, a XXI Feira de Cultura, Ciências e Tecnologias dos cursos técnicos da escola. A Feira abrangeu os cursos de Análises Clínicas, de Informática, de Mecatrônica e de Nutrição e Dietética.

Com técnicas diferentes de abordagens para assuntos distintos, os cursos de Educação Profissional trabalharam com temas diferentes para os primeiros, segundos e terceiros anos da Escola, de acordo com os conhecimentos técnicos adquiridos em cada módulo do curso.

Mecatrônica e Eletrônica

O primeiro ano fez o desenvolvimento de robôs de estilo gladiador, decorados com armas de brinquedo e personalizados de acordo com o grupo de alunos do qual pertenciam e que lutavam entre si para mostrar os controles e a resistência dos equipamentos montados pelos próprios alunos.

O segundo ano também trabalhou com protótipos de veículos automotores que trabalhavam a questão de tração, direção e velocidade dos protótipos.

Já o terceiro ano atingiu diversas áreas da eletromecânica, trabalhando com o controle de miniaturas de veículos automotores controlados por rede wireless, controles desenvolvidos pelos alunos que trabalham com a locomoção de elevadores em prédios de até três andares, com maquetes de casas com aparato de segurança integrado com senha, portão elétrico e piscina com controle de LED (Light Emitting Diode), de acordo com o som emitido pelo ambiente e com a automação de um veículo de kart com alcance de 100 quilômetros de um motor desenvolvido pelos alunos e com aparelhos sonoros integrados de maneira que o som do motor não interfira no desempenho das caixas.

Um dos grupos do terceiro ano também apresentou seu trabalho com diversos tipos de aeromodelos controlados por controle remoto, dos quais eles produziram e determinaram o circuito elétrico e mecânico. “Nós já fizemos vários testes na Universidade e apresentamos o protótipo no ENIC do ano passado e pretendemos apresentar neste também”, conta o aluno Marco Antonio Pereira Rossener, aluno do curso de Mecatrônica.

Nutrição e Dietética

O primeiro ano do curso de Nutrição e Dietética trabalhou com estandes sobre os diferentes tipos de vitaminas (A, B, C, D, E e K) e os alimentos que as contém, mostrando os produtos dos quais elas estão mais presentes e a quantidade de porções adequadas que devemos ingerir por dia.

O segundo ano fez uma abordagem sobre gorduras saturadas, que são as que estão presentes nos produtos de origem industrializada e que, se ingeridos de maneira abusiva, podem fazer mal ao coração. A apresentação foi feita em forma de uma dinâmica, da qual o participante da Feira deveria adivinhar a quantidade de gramas de gorduras saturadas dos alimentos.

Já o terceiro ano trabalhou diretamente com a massa corporal dos participantes do evento, determinando a altura, o peso e o Índice de Massa Corporal (IMC) e encaminhando os integrantes da Feira para consultas endócrinas no caso de resultados alterados.

Informática

O ano inicial do curso técnico de informática apresentou um trabalho sobre a evolução da informática e a sua importância nos dias de hoje.

Já o ano seguinte trabalhou com jogos produzidos no programa Adobe Flash Player e com maquetes que mostravam os diferentes tipos de lan houses que existem ao redor do mundo e como elas funcionam.

O terceiro ano já trabalhou com o desenvolvimento de sistemas para empresas, clínicas odontológicas e clínicas médicas que serão temas dos seus Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), que, inclusive, são trabalhos verdadeiros pedidos por encomendas por clínicas de atendimento.

Análises Clínicas

O primeiro ano de análises clínicas trabalhou com a abordagem de diferentes tipos de doenças e com a observação microscópica de lâminas com resíduos sanguíneos, incitando os participantes a olharem e dizerem o que enxergavam.

O segundo ano abordou a parte de tipagem sanguínea, definindo o sistema de RH e a tipagem ABO para os participantes que ainda não tinham noção de seus dados clínicos em relação ao sangue.

Já o terceiro ano trabalhou com a análise glicêmica dos integrantes da feira, definindo, por meio de amostras de sangue e de equipamentos eletrônicos, o nível de glicemia dos pacientes e encaminhando, dependendo do resultado, para a Clínica de Nutrição (Ceatenut) da UNITAU

“A Feira tem o objetivo de mostrar a integração entre as matérias de cada curso, fazendo os alunos abordarem todas as disciplinas, mostrando assim, tudo o que é possível aprender na Escola de Aplicaçãon UNITAU”, conta o Prof. Gilberto Abud Jr., coordenador dos cursos de Educação Profissional da Escola de Aplicação.

A Feira de Cultura, Ciências e Tecnologia, acontece todos os anos e aborda todos os cursos técnicos e continuará com a sua programação na sexta feira das 14h às 17h e das 19h às 21h30.

Luís Sonsini
Escola de Aplicação/UNITAU