Da terra para as ondas do rádio

02/10/2015 00h00 ⋅ Atualizada em 30/10/2019 01h10

[gallery:264]

Há 91 anos no ar, o rádio transformou os meios de comunicação. O ano de comemoração do primeiro centenário da Independência do Brasil marcou também a chegada do aparelho ao país e, em sete de setembro de 1922, na então capital Rio de Janeiro, aconteceu a primeira transmissão radiofônica no Brasil. Pode parecer estranho, mas esse texto não é sobre um projeto de Comunicação, mas, sim, de Agronomia.

Sentindo necessidade de divulgar o Departamento de Ciências Agrárias e, principalmente, de levar informações sobre o agronegócio à população da região, a Profa. Dra. Adriana Mascarette Labinas e o Prof. Me. Carlos Moure Cícero criaram, em 2013, o projeto de extensão Raízes do campus: do plantio ao consumo, e mergulharam nas ondas do rádio.

Com informações sobre as atividades rurais, o agronegócio e as iniciativas desenvolvidas no Departamento, a equipe, composta pelos dois docentes e pelos alunos de Agronomia Henrique Gomes Gondim e Leonardo Ronei de Paula, leva ao ar, mensalmente, pela Rádio UNITAU (FM 107,7), o programa Raízes do campus.

A proposta é promover a cultura e a educação para o setor rural, além de incentivar a interação entre a Universidade e a comunidade, principalmente com os produtores rurais. “Nosso Departamento é muito atuante, nós temos vários projetos e os alunos estão envolvidos em todos eles. Procuramos levar isso para os produtores, além de notícias vinculadas ao agronegócio, que, hoje em dia, é o carro-chefe da nossa profissão”, disse o professor Cícero.

Prática

Além de estabelecer uma relação entre a UNITAU e os produtores do Vale do Paraíba, o projeto proporciona aos alunos experiências que não adquirem dentro de sala. “Eu acho que é uma boa oportunidade para o aluno se testar em um ambiente um diferente”, destaca a professora Adriana. “Na sala de aula, o estudante está em um meio conhecido, mas quando vem para a rádio, a expectativa da gravação, o não saber a quem essa mensagem está chegando, tudo isso é uma oportunidade de adquirir conhecimentos extras, de se experimentar”, continua.

Os alunos vêem no projeto mais que um programa de rádio. Henrique Gomes garante que a troca de ambiente lhe agrega não só conhecimento, mas também valores e descobertas. “São duas áreas bem distintas, uma coisa quase não teria relação com a outra se não fosse pelo projeto, porque, entre o rádio e a Agronomia, para mim não existia nenhuma ligação, só que é um aprendizado diferente, se vive a prática, mais a prática do que a teoria.”

No ar

Os estudantes, juntamente com os professores, participam do processo de seleção dos temas a serem abordados, da elaboração dos textos e das gravações. O projeto conta com o apoio da Rádio UNITAU para a produção do material.

O Raízes do campus tem duração de duas horas e vai ao ar todo último final de semana do mês. Na sexta-feira, ele é veiculado das 5h às 7h30 e, no sábado e no domingo, das 8h às 10h.

Apesar de levar o nome Raízes do campus, o projeto faz com os professores e alunos não fiquem presos ao Departamento de Ciências Agrárias, trocando, toda última sexta-feira do mês, o campo por um estúdio de rádio, e, assim, unindo duas paixões: Agronomia e comunicação.

Thaiz Wertz