Professora participa de grupo que cuida de moradores de rua

07/10/2015 00h00 ⋅ Atualizada em 01/11/2019 14h31

 

A preocupação com os moradores de rua mudou a rotina semanal de um grupo de amigos de Taubaté, que decidiu fazer das noites de quarta-feira um momento dedicado à solidariedade. Quem integra essa equipe é a professora Eliana Pereira Araújo, que leciona na área de marketing na Universidade de Taubaté (UNITAU). O projeto surgiu há três anos, por iniciativa da dentista Cláudia Bustamante Godoy, ex-aluna de Odontologia da UNITAU.

“Muitos já queriam ajudar de alguma forma. Durante um inverno, decidimos nos reunir e distribuir alimentos. E isso continua até hoje, toda semana. Nosso trabalho é alimentar, não julgar quem está ali”, conta Cláudia.   

Neste ano, Eliana aderiu ao grupo e ajuda na doação e no preparo dos alimentos, atividade que movimenta a família. “Nos reunimos na terça à noite ou na quarta-feira após o almoço. Minha mãe, meu pai e meus filhos me ajudam a picar os legumes, a cortar a carne. Oramos para os que vão receber os alimentos e colocamos esse tempero de amor ao próximo. Tem dado certo”, contou.   

No inverno, normalmente é servida uma sopa. Nos outros meses, uma macarronada. O grupo também leva pão, água, suco, além de roupas e cobertores.

O encontro da equipe acontece na Praça Santa Terezinha, por volta de 20h30. De lá, eles circulam por ruas de diferentes regiões de Taubaté. Pelo caminho, alimentam rostos já conhecidos e novos moradores. “São muitas histórias de vida. De pessoas que perderam tudo, que tiveram desilusões ou que por algum motivo estão morando na rua”, revela Cláudia.

A professora Eliana conta que o grupo também procura levar atenção e outros tipos de apoio, como, por exemplo, ajuda para procurar um familiar, para ter acesso a algum tratamento médico ou apenas para conversar. “Muitas vezes só querem conversar. Tenho a impressão de que se sentem mais gente, menos invisíveis. Me sinto imensamente agradecida por poder ajudar quem eu nem conheço”, relata.

 

ACOM/UNITAU