Professor da Escola de Aplicação ganha prêmio de melhor tese de doutorado

08/10/2015 00h00 ⋅ Atualizada em 06/10/2019 04h32

O professor da disciplina de Física da Escola de Aplicação Dr. Alfredo José Balbi, Leandro Marcos Salgado Alves foi eleito como o autor da melhor tese na quarta edição do Prêmio Tese Destaque USP 2015 na área de multidisciplinaridades.

São nove áreas, dentre elas Engenharias, Ciências Exatas e da Terra, Saúde, Ciências Humanas, Biociências, Multidisciplinar, Ciências Sociais e Aplicadas, Ciências Agrárias e Letras, Linguística e Artes e ao todo são cerca de 3000 trabalhos que são avaliados em uma apresentação em que o autor tem cinco minutos para apresentar e defender a sua tese para a bancada julgadora.

A tese de título Estrutura Cristalina e Propriedades Físicas do Condutor Anômalo KxMoO?-δ, fala sobre o diferente comportamento deste material mais complexo que pode ser usado em baterias de celular e em sensores de prevenção de incêndio, devido às diferentes maneiras de atuação dos elétrons em relação à mudança de temperatura do composto.

“É um material que se comporta as vezes como metal e as vezes como condutor. É complicado explicar tudo apenas em cinco minutos. Acredito ter ganhado pelas diferentes abordagens que estudamos. O estudo abriu um leque de oportunidades que penso em usar para o pós-doutorado”, explica o professor.

O potássio molibdêmio oxigênio, como é chamado, além de um prêmio de melhor tese de doutorado, também gerou ao professor seis meses de estudos específicos nos Estados Unidos e artigos e capítulos publicados em revistas específicas de física, tanto brasileira quanto norte-americanas desde 2010.

Luís Sonsini
Escola de Aplicação/UNITAU