Pequenas atitudes para grandes resultados: programa Saúde na educação

12/10/2015 00h00 ⋅ Atualizada em 31/10/2019 18h07

Quantas pessoas são necessárias para mudar a vida de uma comunidade? Com 21 estagiários bolsistas e voluntários e seis linhas de atuação, o projeto Saúde na educação, que em 2013 tornou-se um programa, atua em diferentes creches da cidade, levando informações com o objetivo de diminuir os fatores que podem prejudicar a saúde das crianças, além de auxiliar as famílias a continuarem o trabalho em casa.

O programa, que é realizado em parceria com a Secretaria de Educação da Prefeitura de Taubaté, acontece, neste ano, em quatro unidades de Ensino Infantil da cidade.

Ele promove o incentivo ao aleitamento materno, faz a monitoria do crescimento e desenvolvimento da criança, promove a saúde bucal, incentiva o brincar como forma de comunicação entre o profissional da saúde e a criança, instrui sobre a prevenção de acidentes na infância e ensina sobre a imunização.  “É um fato muito simples, educação e saúde precisam ser praticadas de uma forma sistemática, atendendo as demandas que a população pede”, disse a Profa. Dra. Stella Zöllner, coordenadora do programa.

Além de trabalhar com as crianças, com as famílias e com os profissionais das creches, o programa também tem como objetivo proporcionar experiências práticas e bagagem profissional para os universitários. A Profa. Dra. Rosemeire Isabel Ramos garante que a essência do aprendizado é o relacionamento.

“Quando o aluno vem para a extensão e atua na área em que ele irá se formar, isso possibilita para ele coisas que em quatro, cinco anos, nós não vamos conseguir ensinar nunca dentro da sala de aula. O relacionamento humano, isso não se aprende em sala de aula.”

Entre as atividades que o grupo desenvolve nas escolas estão a promoção da alimentação saudável, as atividades educativas sobre hábitos de higiene, visando à manutenção de uma boa saúde, e as ações educativas com os pais, para envolvê-los, por exemplo, nas campanhas de imunização.

O projeto foi criado em 2008, após uma demanda levantada pela Secretaria de Educação em 2006. Na ocasião, a prefeitura queria identificar as principais necessidades das crianças em relação à saúde e pediu o apoio da Universidade, por meio do Departamento de Enfermagem, que realizou uma pesquisa em todas as creches.

O resultado indicou a necessidade das ações educativas, para auxiliar alunos, professores e pais nas medidas necessárias. Assim, surgiu o projeto, que ganhou a adesão de outros cursos e transformou-se no programa.

Experiência

O Saúde na educação é um projeto que abrange alunos e docentes de diferentes cursos. Atualmente, estudantes de Medicina, de Enfermagem, de Nutrição e de Sistemas de Informação participam. Nas ações realizadas em parceria com o projeto Educação em Saúde Bucal, integram a parceria ainda os alunos de Odontologia.

Henrique Zago, aluno do curso de Nutrição, garante que essa troca de informações com os colegas e a convivência com as professoras é indispensável para a construção de uma carreira de sucesso. “Dentro do projeto, trabalhamos em equipe mesmo, temos de estar em contato o tempo todo e tem de existir uma sintonia. A experiência que adquirimos aqui é uma oportunidade de conhecermos a realidade e saber como devemos trabalhar no futuro.”

O trabalho dos alunos e das coordenadoras baseia-se em levar as crianças e seus familiares a adotarem pequenas atitudes, que garantem uma vida mais saudável para as famílias. O resultado, de acordo com o grupo, é gratificante.

“É importante ouvir a opinião de alguém externo, porque, às vezes, você está dentro da rotina da escola e acaba não vendo que algumas coisas precisam melhorar, então, quando eles vieram para cá e trouxeram não só sugestões, mas também as soluções, a gente tomou mais consciência. O trabalho deles e a força jovem trouxeram mais vida para a nossa escola e somos gratos por tudo”, finalizou Maria de Fátima Francisca Lima, diretora da EMEI José Alfredo Lopes Vieira, uma das unidades em que é realizado o trabalho.

Thaiz Wertz