Ex-aluno, engenheiro faz carreira na área de gás natural

03/11/2015 00h00 ⋅ Atualizada em 31/10/2019 08h36

Graduado em Engenharia Civil pela Universidade de Taubaté (UNITAU) em 1997, Marco Antonio Fonseca Coutinho tem hoje um cargo de grande peso e responsabilidade na empresa em que atua. O Gerente de Projetos Especiais da Comgás, companhia que atua no setor de gás natural no país e tem 1,4 milhão de clientes, trabalhou muito duro pra chegar aonde chegou, e a Universidade foi o pontapé inicial na sua carreira.

As oportunidades apareciam e o engenheiro as agarrava com bastante determinação. “Durante meus estudos tive a oportunidade de estagiar e trabalhar junto a diversos escritórios de Engenharia, onde pude realizar trabalhos que me permitiram aplicar o que aprendia na Universidade”, conta Marco Antonio.

Durante seus quatro anos de UNITAU, a união entre os colegas foi o que mais lhe marcou. Nesse período, Coutinho gostava de ajudar os outros universitários nos estudos. “Sempre fui muito dedicado aos estudos e sempre estava disposto a auxiliar os colegas durante as épocas de provas. Sempre gostei muito de cálculos e de informática”, conta ele. Ele destaca que, professores como, por exemplo, Antonio Marmo de Oliveira e Anselmo Monteiro, contribuíram muito para a sua formação.

Hoje, sua rotina de trabalho se baseia em estudos e na implementação de projetos de grande porte da Comgás. “A rotina é muito dinâmica, pois diariamente trabalho em diversos campos da gestão de projetos, tendo a engenharia do suprimento de gás natural como base”, explica Marco.

Carreira

Ao atuar em uma empresa de grande porte, os desafios e as conquistas estão sempre presentes, relata ele. “Fui gerente regional no Vale do Paraíba e Alto Tietê entre 2010 e 2013, responsável pelo desenvolvimento do mercado residencial e comercial nas cidades de Mogi das Cruzes, de São José dos Campos e de Taubaté, período em que construímos mais de 500 km de tubulação e conectamos mais de 30.000 novos clientes”, relatou.

A dica do engenheiro para uma carreira de sucesso é buscar sempre novas estratégias e estar atualizado sobre o mercado de trabalho e suas carências. “Quem faz a diferença é o aluno e a sua dedicação aos estudos, e na época atual, com internet, tudo está mais fácil. Porém, a competitividade no mercado de trabalho está maior hoje.”

Vitor Garcez