Inscrições abertas para bolsas de iniciação à docência e de pesquisa

10/11/2015 00h00 ⋅ Atualizada em 03/11/2019 09h17

A Universidade de Taubaté (UNITAU) está com inscrições abertas para dois programas que garantem bolsas de estudos para alunos e docentes de diferentes cursos. O objetivo é inserir os universitários nas atividades de pesquisa e de docência.

PID (Programa de Iniciação à Docência)

No PID, os alunos-monitores atuam na própria Universidade, por isso é necessário fazer uma parceria com algum professor, que ministre aulas na área em que o estudante tenha interesse.

As inscrições são realizadas até o dia 30/11 aqui.

O PID conta com três modalidades de monitoria: júnior (graduandos da Universidade), plena (ex-alunos) e sênior (alunos de pós-graduação). Para os alunos da graduação, é oferecida bolsa de 50% (até o limite de R$ 400,00), para que o estudante desenvolva atividades de apoio ao professor e aos outros universitários da disciplina.

São oferecidas 40 bolsas para a categoria júnior. Para monitores pleno e sênior, são disponibilizadas duas vagas para cada docente-supervisor, independente da modalidade da monitoria, devendo atuar em disciplinas diferentes.

Atualmente, a UNITAU conta com 82 monitores do PID, sendo 40 na modalidade júnior.

Mais informações poderão ser encontradas no edital do processo ou podem ser obtidas na Pró-reitoria de Graduação, no (12) 3625-4246.

PIC (Programa de Iniciação Científica )

As inscrições do PIC da Universidade de Taubaté, nas modalidades PIC e PICVOL, estarão abertas até o dia 30 de novembro. O objetivo principal do Programa de Iniciação Científica é proporcionar ao aluno de graduação condições para descobrir como a ciência é produzida e como o conhecimento é adquirido.

O acadêmico deverá se associar a um grupo de pesquisa e escolher um orientador que irá conduzi-lo durante o desenvolvimento da pesquisa. O período de inscrição (calendário 2015), normas operacionais do programa e formulários de inscrição, estão disponíveis aqui.

Para se inscrever no programa IC com bolsa (PIC) ou sem bolsa (PICVOL), o acadêmico/orientador devem solicitar, junto a secretaria do Departamento ou Instituto, um número de protocolo, que deve ser incluído nos formulários de cadastro (cadastro do orientador e orientado) e do projeto IC. Antes de preencher os dois formulários, o acadêmico/orientador devem ler as normas operacionais do programa IC. Os formulários devidamente preenchidos devem ser salvos em formato PDF (não serão aceitos outros formatos, ex. doc) e entregues na secretaria do Departamento/Instituto, em formato digital (não será aceito impresso), até a data limite de 30 de novembro.

Luiza Schmidt