Hospital do Ursinho é realizado no bairro Água Quente

19/11/2015 00h00 ⋅ Atualizada em 24/10/2019 03h48

A Universidade de Taubaté (UNITAU), em parceria com a Prefeitura de Taubaté, realizou no dia 18 de novembro a atividade educativa Hospital do Ursinho, que faz parte do programa de extensão universitário Saúde na Educação.

A atividade foi realizada com os alunos da escola municipal EMEI Vereador Eleozipo Silveira Pinto a partir das 15h e foi orientada pela Profa. Dra. Stella Zöllner, coordenadora do projeto.

Durante a ação, as crianças foram orientadas sobre o funcionamento da atividade: cada um escolheria um ursinho para ser seu filho doente e o levaria ao hospital para cuidar de seus problemas.

No atendimento fictício, as crianças puderam entrar em contato com atividades cotidianas de um atendimento de saúde, como pronto-socorro, ortopedista, dentista e clínica geral e, assim, realizar o tratamento dos problemas dos brinquedos. As doenças dos ursinhos iam desde perna quebrada até dor de barriga muito forte.

A realização das ações do Hospital do Ursinho tem como finalidade acabar com o medo e a ansiedade das crianças ao terem que ir ao médico ou tomar vacina, pois o contato com o universo médico durante a brincadeira faz com que ela associe tranquilidade ao se deparar com a situação real.

O aluno do 4º semestre de Nutrição Henrique Zago é bolsista do programa Saúde na Educação, participa de quase todas as realizações de Hospital do Ursinho e considera a ação gratificante.

“O Hospital do Ursinho possibilita ao aluno o contato com a população antes de se formar, o que permite desenvolver habilidades para lidar com certas situações que virão ao longo da vida profissional, como o contato com as crianças”, disse o aluno.

Outra aluna da Universidade, Cinthia Antônio, do 4º semestre de Enfermagem, tem afinidade por políticas públicas e gosta muito de participar do Hospital do Ursinho.

[gallery:292]

“A atividade auxilia na nossa formação, pois aprendemos a ter uma didática melhor para lidar com as crianças, isso dá uma experiência maior para nós, alunos”, avalia a aluna.

A realização do Hospital do Ursinho se deu na Universidade inspirada em uma ação internacional que acontece em diversos países, a Teddy Bear Hospital que trabalha esse lado do contato do aluno de Medicina com o público infantil.

O diferencial da atividade que ganhou o nome de Hospital do Ursinho em português é a imersão de outras áreas da saúde em sua realização, não só Medicina.

Gabriela Oliveira