Estudantes e professores realizam ação contra dengue

26/11/2015 00h00 ⋅ Atualizada em 01/11/2019 05h40

Os estudantes do curso de Enfermagem realizaram na manhã da terça e da quarta-feira ações de combate aos focos do mosquito da dengue. As atividades aconteceram nos campus do Bom Conselho e da Juta, da Universidade de Taubaté (UNITAU).

As vistorias acontecem há algum tempo, mas essa iniciativa foi diferenciada, organizada em um “arrastão” contra os focos. “Esta é a semana estadual do combate à dengue, resolvemos fazer essa parceria do Departamento, em conjunto com a Pró-reitoria de Administração (PRA), com a prefeitura”, explica a Profa. Ma. Maria Angela Petrini, coordenadora do curso de Enfermagem e enfermeira do trabalho.

Esta foi a quarta vez em que o Departamento participa da atividade, realizada trimestralmente com a Vigilância Epidemiológica. “De três em três meses o serviço médico da UNITAU faz a vistoria junto com a Prefeitura, isso em todos os prédios,” completa a professora.

Estavam envolvidos aproximadamente 12 alunos, três professores e seis alunos do projeto Saúde na Educação. “Esse prédio é bastante extenso, e com muitas árvores, que podem ter focos do mosquito. As pessoas têm que ter o cuidado de saber identificar os focos”, conta Jade Alves Santana, estudante do último ano de Enfermagem.

Os prédios da UNITAU são considerados imóveis especiais, pois são frequentados por muitas pessoas, que passam várias horas do dia. “Um foco da dengue em um imóvel especial pode levar diversas pessoas a ficarem doentes”, ressalta a Profa. Dra. Stella Zöllner, coordenadora da Vigilância Epidemiológica da cidade.

Vitor Garcez