Alunas de Odontologia proporcionam novos sorrisos à comunidade

27/11/2015 00h00 ⋅ Atualizada em 03/11/2019 08h30

Embaixo do chapéu, um grande homem. Por trás das rugas adquiridas com o tempo, muitas histórias. Por trás de um sorriso, o trabalho e a dedicação de duas alunas do curso de Odontologia da Universidade de Taubaté.

José Borges de Castro, 92 anos, que conta já ter conhecido os quatro cantos do Brasil e que, atualmente, reside em Monteiro Lobato, conheceu a Universidade por meio projeto Odontocomunidade (que presta atendimentos odontológicos para moradores de diferentes municípios) e, há seis meses, recebe tratamento odontológico gratuito na Clínica da UNITAU.

Com o apoio da Prefeitura da cidade, que faz o transporte dos pacientes para Taubaté, Seu Zé vem para a cidade semanalmente e é atendido por Aline Giangola e Isabelle Schalch, como parte das atividades das alunas na disciplina de Prótese total, ministrada pela Profa. Dra. Ana Paula Damasceno, que acompanha as atividades das estudantes.

“Os pacientes que atendemos dentro da matéria não pagam pelo tratamento, como é o caso do Seu Zé. Ele passou 65 anos usando a mesma prótese e hoje instalamos uma nova. Ele foi o nosso primeiro paciente, e por conta da idade dele, nossa maior preocupação é a adaptação”, explicou Isabelle.

O contato com o paciente proporciona às alunas conhecimentos acadêmicos e pessoais, contou Aline. “Nós aprendemos o passo a passo de como fazer a prótese total durante o semestre. Mas, assim como aprender a fazer, nós aprendemos a lidar com o paciente, o que é importante. O seu Zé chegou aqui dizendo que não queria trocar a prótese e, com o tempo, conquistamos sua confiança.”

As Clínicas de Odontologia da Universidade realizam, em média, 8.400 atendimentos por ano, com o objetivo de proporcionar à comunidade saúde em troca de experiências. O sorriso de Seu José não esconde a gratidão. “Estou muito feliz com o atendimento que recebi, não tenho do que reclamar. Essas meninas são muito importantes para mim”, garantiu.

Thaiz Wertz