Ex-aluno da Universidade é exemplo de superação e determinação

19/01/2016 00h00 ⋅ Atualizada em 03/11/2019 08h51

 

Natural do Estado do Rio de Janeiro, da cidade Barra do Piraí, Marcus Vinícius de Paula veio para a cidade de Taubaté em busca de oportunidades. Depois de trabalhar como serralheiro, pintor, feirante e mecânico, cansou do trabalho braçal. Incentivado por amigos, decidiu, então, prestar o concurso público da UNITAU, concorrendo a uma vaga para inspetor de alunos na Escola de Aplicação Dr. Alfredo José Balbi.

Marcus Vinícius, que estava completando o Ensino Médio por meio do ensino supletivo, passou em 4º lugar entre 600 outros candidatos. Trabalhando para a Universidade, viu a oportunidade de cursar o Ensino Superior. Inscreveu-se no vestibular, almejando uma qualidade de vida melhor por meio da educação. Decidiu optar por algum curso de Licenciatura e, entre eles, escolheu Letras. Amigos e parentes o ajudaram a pagar a matrícula para que pudesse seguir a graduação.

No curso, viu que aquela era sua vocação assim que começou a receber os resultados das provas: tinha as notas mais altas da turma. Passou a dar aulas particulares para os colegas de classe. Seu rendimento foi recompensado: recebeu uma bolsa mérito, concedida ao aluno que obtém as melhores notas do curso, ficou entre os primeiros colocados em alguns concursos internos do Departamento, teve um livro infantil publicado. Foi promovido a técnico da gráfica da Universidade, o que lhe deu mais estabilidade financeira.

Após se formar, Marcus prestou concurso municipal para professor e entrou para a Pós-graduação em Língua Portuguesa – Gramática e Uso. Foi convidado por uma professora a dar aulas como substituto em outros Departamentos da Universidade. Fez Mestrado em Linguística, também pela UNITAU. Hoje, abriu mão de sua carreira como professor para realizar uma experiência única: se tornou Oficial das Forças Armadas na Escola de Especialistas da Aeronáutica, que forma futuros sargentos.

Marcus é um exemplo de determinação. “No Brasil, o estudo não tem status de sucesso”, diz ele, “mas precisamos de foco e determinação, pois é isso que nos leva além e nos torna pessoas dignas de respeito.”

Luiza Schmidt
ACOM/ UNITAU