Simube oferece bolsas de estudos para estudantes de graduação

15/02/2013 00h00 ⋅ Atualizada em 24/10/2019 20h28

 

A Universidade de Taubaté (UNITAU) abre, no dia 18 de fevereiro, as inscrições para os estudantes interessados em concorrer a bolsas de estudos oferecidas por meio do Sistema Municipal de Bolsas de Estudos (Simube).

O programa da prefeitura disponibilizará R$ 1,2 milhão em benefícios. Podem concorrer candidatos que residam em Taubaté há ao menos cinco anos, que estejam devidamente matriculados e que não tenham sido beneficiados com bolsas do Simube em anos anteriores.

As inscrições podem ser realizadas até as 18h do dia 22 de fevereiro pelo site. Para pleitear uma bolsa, o candidato deve imprimir a ficha de inscrição e levá-la junto com os documentos exigidos (a lista completa segue abaixo), na Pró-reitoria Estudantil (PRE) da UNITAU. No último dia de inscrição, excepcionalmente, a PRE receberá os alunos com os documentos até as 19h.

A PRE está localizada na Avenida Nove de Julho, nº 183, no Centro, e funciona das 8h às 11h30 e das 14h às 17h30.

A ficha de inscrição será disponibilizada aqui a partir do dia 18, segunda-feira.

A seleção dos candidatos é realizada pela Prefeitura de Taubaté, que é a responsável pelo Simube. A destinação das bolsas leva em consideração aspectos socioeconômicos dos candidatos. A lista dos contemplados será divulgada pela prefeitura no dia 26 de março.

O edital completo das bolsas Simube para cursos de graduação está disponível aqui

Serviço:

Pró-reitoria Estudantil

Endereço: Avenida Nove de Julho, nº 183, Centro.

Telefone: (12) 3625-4180.

Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 14h às 17h30.

Documentos para a inscrição:

  • Ficha de inscrição devidamente preenchida, sem rasuras ou emendas;
  • Cópia do comprovante de matricula na instituição de ensino, com autenticação mecânica do banco;
  • Cópia, em bom estado e com foto recente, do RG e do CPF de todos os membros que residem na casa;
  • Cópia da carteira de trabalho de todos os membros da casa, maiores de 18 anos, inclusive do candidato, das seguintes folhas: folha com foto, da identificação, do último registro de emprego e da folha subsequente;
  • Cópia do comprovante de residência, em nome do habilitado, contendo nome e endereço completo (inclusive CEP, cidade e bairro). É aceito comprovante em nome de parente próximo ou de terceiro – no caso das duas últimas opções, confira no edital os documentos exigidos;
  • Cópia de documento que comprove que o candidato reside em Taubaté há, ao menos, cinco anos (qualquer um dos documentos citados no item anterior);
  • Cópia do comprovante de rendimentos de todos os membros da família que residem na mesma casa, inclusive do candidato (quando estiver trabalhando);
  • Cópia do Cartão Escolar da ABC Transportes de Taubaté ou protocolo de solicitação do cartão com data atual;
  • Cópia do comprovante de valores pagos com financiamento de casa ou aluguel. No caso de aluguel, deverá apresentar contrato e recibo atualizado no nome do candidato, de parente próximo ou de terceiro – no caso das duas últimas opções, confira no edital os documentos exigidos;
  • Cópia de comprovante atualizado de valores pagos para o tratamento médico de membros da família (doença crônica); recibo de gastos com medicamentos (cupom fiscal ou nota fiscal da farmácia juntamente com a receita médica no nome do membro da família que faz uso do medicamento) – recibos de planos de saúde não terão validade;
  • Apresentar, se for o caso, declaração original de autônomo – com valor do recebimento mensal e reconhecimento de firma – do candidato e dos demais membros que residem na casa;
  • Apresentar, se for o caso, declaração original de desempregado, com reconhecimento de firma, do candidato e dos demais membros que residem na casa;
  • Apresentar, se for o caso, cópia de comprovante de pensão alimentícia paga pelo candidato;
  • Apresentar, se for o caso, cópia dos recibos das mensalidades de outros membros do grupo familiar que estejam realizando Curso Superior e/ou Técnico-profissionalizante de nível médio;
  • Servidores municipais estatutários deverão apresentar cópia de comprovante de vencimentos atualizado e a portaria de nomeação;
  • O candidato portador de necessidades especiais deverá apresentar original atualizado de laudo médico, que ateste a espécie e o grau ou nível da deficiência, com o código da Classificação Internacional de Doença (CID). A provável causa da deficiência deverá constar no atestado médico que o candidato apresentará para inscrever-se.

ACOM/UNITAU