Garanta a sua graduação com o FIES

24/06/2013 00h00 ⋅ Atualizada em 21/10/2019 01h17

Você sonha em terminar a sua graduação e conquistar os melhores empregos? Não desista do seu objetivo. Muitas vezes, as dificuldades financeiras impedem os estudantes de continuarem os estudos e eles trancam o curso pela metade.

A fim de incentivar os alunos a concluírem a graduação, a UNITAU disponibiliza o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES). O programa do Ministério da Educação (MEC) concede financiamento a estudantes matriculados em cursos superiores presenciais não gratuitos e com conceito igual ou acima de três no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade).

Para solicitar o benefício, o aluno precisa atender a algumas exigências, entre elas estar regularmente matriculado, não ter renda mensal bruta superior a 20 salários mínimos e apresentar um fiador que não seja o cônjuge.

Devido às exigências do MEC, até o momento, os cursos de Direito, de Psicologia, de Gestão de Recursos Humanos e de Análise e Desenvolvimento de Sistemas não oferecem o financiamento.

Já as graduações de Licenciatura e de Medicina têm um incentivo extra, pois quem trabalha na rede pública recebe em troca a quitação da dívida. Os futuros médicos obtêm o abatimento ao integrarem a equipe do programa saúde da família, e os formados em Licenciatura precisam praticar atividades na rede pública.

Para o estudante do quarto ano de Medicina da UNITAU Andrey Veja Matos, de 24 anos, o FIES incentiva os jovens a investirem em uma universidade, além de ajudar a complementar a graduação com cursos extracurriculares.

“As famílias com mais de um filho têm a oportunidade de oferecer o ensino a todos, porque você paga a faculdade depois de formado”, disse.

A UNITAU irá disponibilizar uma nova cota para o FIES. A partir da segunda quinzena de julho as inscrições devem ser realizadas no portal do programa.

“Uma dica para os interessados é, a partir da segunda quinzena, ficar sempre de olho no site para garantir sua inscrição”, alertou a responsável pelo FIES na UNITAU, Patrícia Dovigo.

Os estudantes que concluíram o Ensino Médio, a partir de 2010, devem ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Com o FIES, você só começa a pagar a faculdade após um ano e meio de formado, em parcelas fixas, e com a taxa de juros de 3,4% ao ano.

Bruna Guarany
PRE / UNITAU