Abertas as inscrições para vagas remanescentes e nova cota do FIES

22/07/2013 00h00 ⋅ Atualizada em 20/10/2019 18h40

A Universidade de Taubaté abriu hoje, dia 22 de julho, o prazo de matrículas para vagas remanescentes do Vestibular. Também foi aberto o período de inscrições para uma nova cota do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES).

As vagas remanescentes são destinadas a alunos que já prestaram o Vestibular da UNITAU, que querem realizar a transferência de outra Instituição para a Universidade de Taubaté ou que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). As informações sobre os cursos com vagas disponíveis, os documentos necessários para cada caso e outros dados estão disponíveis aqui ou no 0800 557255.

Os estudantes podem realizar a matrícula até o dia 26 de julho, das 8h às 12h e das 14h às 18h, na Coordenadoria de Controle Acadêmico, localizada na Avenida Nove de Julho, 245, Centro.

FIES

Uma nova cota do FIES foi liberada pelo Ministério da Educação (MEC) para estudantes da UNITAU. Os interessados podem se inscrever, por meio do portal do programa. Podem pleitear o benefício tanto os alunos que já cursam uma graduação na Universidade quanto aqueles que ingressarão no curso no segundo semestre.

Após efetuar o cadastro, o aluno deve providenciar os documentos exigidos pelo MEC (a lista também está no site do programa) e levá-los à Pró-reitoria Estudantil (PRE), localizada na Avenida Nove de Julho, nº 183, Centro. A apresentação dos documentos na PRE pode ser realizada de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 11h e das 14h30 às 17h. Mais informações podem ser obtidas no (12) 3625-4180.

O FIES permite que o estudante financie até 100% do valor do curso, com baixa taxa de juros (3,4% ao ano). O aluno só começa a pagar a graduação após um ano e meio de formado.

Para solicitar o benefício, o estudante precisa atender a algumas exigências, entre elas estar regularmente matriculado, não ter renda mensal bruta superior a 20 salários mínimos e apresentar um fiador que não seja o cônjuge.

Devido às exigências do MEC, até o momento, os cursos de Direito, de Psicologia, de Gestão de Recursos Humanos e de Análise e Desenvolvimento de Sistemas não oferecem o financiamento.

Já as graduações de Licenciatura e de Medicina têm um incentivo extra, pois quem trabalha na rede pública recebe em troca a quitação da dívida. Os futuros médicos obtêm o abatimento ao integrarem a equipe do programa saúde da família, e os formados em Licenciatura precisam praticar atividades na rede pública.

Os estudantes que concluíram o Ensino Médio, a partir de 2010, devem ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) para concorrer ao benefício.

No ato da inscrição, o próprio sistema do MEC expõe para o aluno qual é o percentual máximo que ele poderá parcelar do curso.

SERVIÇO:

Matrículas para vagas remanescentes

Período: de 22 a 26 de julho, das 8h às 12h e das 14h às 18h;

Local: Coordenadoria de Controle Acadêmico, localizada na Avenida Nove de Julho, 245, Centro;

Informações: aqui ou no 0800 557255.

Inscrições para nova cota do FIES

Período: até o esgotamento da nova cota;

Como fazer: é necessário cadastrar-se no site do FIES e levar os documentos exigidos à Pró-reitoria Estudantil, localizada na Avenida Nove de Julho, nº 183, Centro;

Informações: no site do FIES ou no (12) 3625-4180.