PAIE inicia atividades do segundo semestre e lança cursos

06/08/2013 00h00 ⋅ Atualizada em 23/10/2019 01h55

O Programa de Atenção Integral ao Envelhecimento (PAIE) da Universidade de Taubaté (UNITAU) retoma suas atividades neste mês de agosto. Para este semestre, dois novos cursos foram abertos: o de Língua Italiana e o de Pintura em Tela.  As aulas (para todos os cursos) terão início no dia 12.

Na abertura das atividades do semestre, que aconteceu no auditório do campus do Bom Conselho, na última segunda-feira, dia 5, os idosos participaram de uma palestra sobre o Conselho do Idoso e, em seguida, os professores que ministram aulas no PAIE apresentaram os cursos. O público participou também de um café da tarde.

O PAIE é um projeto realizado há 12 anos na Universidade e oferece atividades, como, por exemplo, oficina de saúde, oficina literária, atividades físicas, entre outras, e alguns cursos, como o de inglês, o de espanhol, o de dança circular e o de yoga. Mais de 300 idosos participam do PAIE, cujas aulas são realizadas no campus do Bom Conselho.

A Profa. Dra. Marluce A. Borges Glaus Leão, coordenadora do PAIE, explica que um dos objetivos do programa é disponibilizar um espaço de troca de experiências entre os participantes e deles com a comunidade. “Um outro objetivo é proporcionar para pessoas a partir dos 50 anos um espaço muito rico de interação social, atualização cultural e de bem-estar”, afirmou.

Uma das participantes do programa, Edileusa Cavalari, fala sobre a importância de participar do PAIE. “Quando estamos dentro do projeto continuamos a participar ativamente da sociedade e ganhamos qualidade de vida no processo de envelhecimento”.

O programa está com inscrições abertas para os cursos de Informática, Inglês, Espanhol, Ioga, Dança Circular, Língua Italiana e Pintura em Tela.

Para informações e para se matricular, os interessados podem procurar a Pró-reitoria de Extensão (PREX), que se localiza na Av. 9 de julho, nº 199, Centro. O telefone é o (12) 3625-4210.

Nara Carvalho