Garanta a sua graduação com o FIES

20/11/2013 00h00 ⋅ Atualizada em 29/10/2019 17h38

Para incentivar os alunos a concluírem a graduação, a UNITAU disponibiliza o FIES (Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior). O programa do Ministério da Educação (MEC) concede financiamento a estudantes matriculados em cursos superiores presenciais não gratuitos e com conceito igual ou acima de três no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade).

Neste semestre, ainda há cota para alunos que estejam interessados em garantir a continuidade dos estudos. É necessário atender a algumas exigências como estar regularmente matriculado, não ter renda mensal bruta superior a 20 salários mínimos e apresentar um fiador que não seja o cônjuge. Os interessados podem se inscrever no portal do programa.

Após realizar o cadastro, o aluno deverá comparecer à Pró-reitoria Estudantil (PRE) com os documentos exigidos pelo MEC. A apresentação pode ser realizada de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 11h e das 14h30 às 17h, na Avenida Nove de Julho, 183, Centro, Taubaté-SP ou ligue no (12) 3625-4126.

O aluno Yan Matsumoto, do primeiro ano de Engenharia Mecânica da UNITAU, irá aproveitar para se inscrever no FIES ainda este ano. “Com o programa, posso pagar o meu curso após a formatura e com juros baixos. É um grande benefício”, disse.

Os cursos de Medicina, Odontologia e as Engenharias contam com o maior número de adesões. “O aluno provavelmente terá melhores condições financeiras depois de formado, então não será difícil efetuar o pagamento”, relata a responsável pelo FIES na Universidade, Patrícia Dovigo.

O universitário pode financiar até 100% do valor do seu curso e só começará a pagar após 18 meses da conclusão da graduação, em parcelas fixas e com juros de 3,4% ao ano. Os estudantes que concluíram o Ensino Médio, a partir de 2010 obrigatoriamente devem ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) para aproveitar o benefício.

Amanda Liberato

PRE/UNITAU