Mestrado em Engenharia Mecânica - Grupos de Pesquisa

Gradis (Grupo de Robótica, Automação e Dinâmica de Sistemas)

O grupo desenvolve pesquisas nas áreas de Robótica, Automação e Dinâmica de Sistemas. As pesquisas também envolvem alunos de graduação em Engenharia Mecânica que desejam desenvolver seus trabalhos de conclusão de curso em alguma das áreas relacionadas pelo grupo.

Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico de Sistemas Mecatrônicos e Automáticos

As pesquisas realizadas pelo grupo vêm mostrando grande avanço no sentido do tornar viável a implantação dos resultados no setor produtivo. Muitas indústrias da região têm mostrado interesse em conhecer esse programa de pesquisa. Essa troca de informações se dá pela localização da Universidade de Taubaté em um polo industrial.

Materiais Poliméricos, Compósitos e Absorventes de Microondas

O grupo atua na área de nanotecnologia de filmes finos absorvedores de radiação eletromagnética e materiais compósitos avançados de aplicação aeroespacial.  A infraestrutura do laboratório conta com uma câmara de plasma para obtenção de filmes finos pelo processo magnetron sputtering, máquinas de ensaios mecânicos e equipamentos para metalografia.

Sistemas Energéticos Ecoeficientes

Entre os trabalhos em desenvolvimento, estão os projetos de Sistemas Ecoeficientes de Condicionamento de Ar para Conforto, de Sistema Termelétrico de Condicionamento de Ar e Modelamento e de Simulação Numérica de Problemas de Transferência de Calor e Massa. Alguns trabalhos estão sendo desenvolvidos, utilizando o software CFX para modelamento e simulação de escoamento de fluidos e problemas de transferência de calor.

Vibrações Mecânicas

O grupo apresenta as seguintes linhas de trabalho: controle de sistemas mecatrônicos, detecção de falhas em sistemas rotativos, inteligência computacional aplicada, modelagem e identificação de sistemas mecânicos e processamento de sinais e inteligência artificial aplicados à automação.