Marketing Digital (NOVO)

Duração do Curso: 4 semestres

Grau Acadêmico: tecnólogo

Período/Vagas para 2020: manhã/30 noite/30

Ano de criação: 2019

APRESENTAÇÃO

Todos os segmentos da comunicação, atualmente, têm que ofertar e usufruir de serviços, ferramentas e plataformas digitais, em um cenário midiático caracterizado pela comunicação digital estruturada em rede. O profissional de marketing digital é necessário em praticamente todos os setores do marketing e da comunicação.

O curso de Marketing Digital nasce em um dos Departamentos mais tradicionais e com uma da maiores taxas de empregabilidade  da Universidade de Taubaté: O Departamento de Comunicação Social, que em 2019 completa 40 anos de ensino de qualidade e de responsabilidade na formação de profissionais cidadãos empreendedores e socialmente repsonsáveis.

O curso Superior de Tecnologia em Marketing Digital do Departamento de Comunicação Social da Universidade de Taubaté visa capacitar profissionais especializados em planejamento, produção e gestão do marketing digital. O egresso do curso poderá atuar em Escritórios de Design, Estúdios, Editoras, Agências de Publicidade, Agências Digitais, Content Houses, Empresas Privadas, Instituições de Ensino, Governos, Emissoras de Rádio e TV, Jornais e Revistas, Produtoras de Vídeo e Empresas Cinematográficas

OBJETIVOS DO CURSO

  • formar profissionais com um conjunto de competências e habilidades para atuar de forma eficiente e estratégica nas esferas organizacionais, em relacionamentos e interações no ambiente online;
  • fornecer as bases conceituais para preparar o profissional do marketing digital para atuar no mercado de trabalho, na criação e no desenvolvimento de qualquer tipo de projeto na área;
  • desenvolver habilidades que permitam a identificação, planejamento, implementação e controle de ações de marketing digital para potencializar a presença digital e o melhor posicionamento das marcas;
  • preparar o tecnólogo em marketing digital para atuação em empresas ou instituições de ensino e pesquisa de marketing digital;
  • formar um profissional capacitado a entender e aproveitar as mudanças tecnológicas e digitais, com senso crítico e inovador.


PERFIL DO EGRESSO

O profissional egresso do curso Tecnólogo em Marketing Digital atuará de forma estratégica, ajudando as empresas a estipularem um conjunto de diretrizes de ações de marketing online, e às vezes também offline, que garantam a exposição e retorno da marca nas mídias digitais.

É também função do egresso em marketing digital analisar o propósito e situação da empresa para poder, na sequência, estruturar o plano de marketing digital que abarque a estratégia geral da empresa, assim como o detalhamento de ações a serem implementadas nas diversas áreas do marketing digital de forma a atingir os objetivos determinados.

LOCALIZE-SE

LABORATÓRIOS E OUTROS ESPAÇOS PEDAGÓGICOS

  • Laboratório de Informática

O Laboratório de Informática, constituído de uma sala de aula e um Laboratório de Produção Multimídia, dá suporte técnico no atendimento às demandas dos quatro cursos do Departamento. Um supervisor e um técnico respondem atualmente pelo seu funcionamento. 

  • Laboratório de Rádio

O Laboratório de Rádio é constituído de quatro salas equipadas que dão suporte técnico no atendimento às demandas dos cursos do Departamento. Um técnico responde atualmente pelo seu funcionamento.

  • Laboratório de TV (Ilha de Edição e Estúdio)

O Laboratório de TV é um órgão técnico-pedagógico constituído de sete salas equipadas que dão suporte técnico no atendimento às demandas dos cursos do Departamento. Um supervisor, um produtor e editor de imagens e um operador de câmera respondem atualmente pelo seu funcionamento.

  • Laboratório e Estúdio de Fotografia

Com seis salas. O laboratório conta com um técnico e um produtor e editor de fotografia. As atividades nele desenvolvidas oferecem suporte didático-pedagógico e aliam teoria à prática.

OUTRAS INSTALAÇÕES

  • Anfiteatro do Departamento de Comunicação Social

Capacidade para 200 pessoas. 

  • Biblioteca

A biblioteca do Departamento de Comunicação Social, que objetiva garantir a prestação qualitativa de serviços informacionais aos cursos de Tecnologia em Marketing Digital, Design Gráfico, Produção Audiovisual, Comunicação Institucional, Jornalismo, Relações Públicas e Publicidade e Propaganda, é coordenada pelo SIBi – Sistema Integrado de Bibliotecas, criado pela deliberação CONSUNI n. 28/2001. No ano de 2007 foi implantado o sistema Sophia, o qual possibilita ao aluno a consulta online ao acervo do Departamento de Comunicação e demais bibliotecas da Universidade de Taubaté.

  • Rádio Universitária

Vinculada à Reitoria da Universidade, a Rádio FM UNITAU conta com a infra-estrutura e os recursos humanos do Departamento de Comunicação Social, que possibilita estágio aos alunos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas na emissora. O slogan da rádio é “A Rádio da Educação”, o canal é 299E, a freqüência 107,7 MHz e a potência 300 watts. 

  • Salas de Multimeios

Há 4 salas de multimeios com aparelho de DVD, sistema de som, projetor multimídia, quadro branco e lousa digital, esta última no Multimeios 2

  • Sala de Criação 

DISCIPLINAS

Breve matriz curricular do curso aqui.

CORPO DOCENTE

ADRIANA CINTRA DE CARVALHO PINTO
Titulação: Doutor
Área de Atuação: COMUNICACAO SOCIAL, LINGUISTICA APLICADA
Currículo Lattes

ALINE FERNANDA LIMA FERREIRA
Titulação: Mestre
Área de Atuação: COMUNICACAO SOCIAL
Currículo Lattes

ANDRÉIA GOMES GUIMARÃES ARAGÃO
Titulação: Especialista
Área de Atuação: RELAÇÕES PÚBLICAS
Currículo Lattes

ARCIONE FERREIRA VIAGI
Titulação: Doutor
Área de Atuação: Marketing
Currículo Lattes

CARLOS AFONSO DE SANTIS TEIXEIRA
Titulação: Mestre
Área de Atuação: COMUNICACAO SOCIAL
Currículo Lattes

EDILENE MAIA DE ALMEIDA MACEDO
Titulação: Mestre
Área de Atuação: COMUNICACAO SOCIAL
Currículo Lattes

ELIANA VIANNA BRITO KOZMA
Titulação: Doutor
Área de Atuação: COMUNICACAO SOCIAL, LINGUISTICA APLICADA
Currículo Lattes

ELIANE FREIRE DE OLIVEIRA
Titulação: Doutor
Área de Atuação: COMUNICACAO SOCIAL
Currículo Lattes

GERSON MARIO DE ABREU FARIAS
Titulação: Mestre
Área de Atuação: COMUNICACAO SOCIAL
Currículo Lattes

GUSTAVO CEZAR BITTENCOURT GOBBATO
Titulação: Especialista
Área de Atuação: COMUNICACAO SOCIAL
Currículo Lattes

HELEN FRANCIS SILVA
Titulação: Especialista
Área de Atuação: COMUNICACAO SOCIAL
Currículo Lattes

JEFFERSON JOSÉ RIBEIRO DE MOURA
Titulação: Mestre
Área de Atuação: COMUNICACAO SOCIAL
Currículo Lattes

JOÃO RANGEL MARCELO
Titulação: Mestre
Área de Atuação: COMUNICACAO SOCIAL
Currículo Lattes

JOSÉ FELÍCIO GOUSSAIN MURADE
Titulação: Doutor
Área de Atuação: Comunicação Social
Currículo Lattes

JOSÉ MARIA DA SILVA JUNIOR
Titulação: Mestre
Área de Atuação: Comunicação
Currículo Lattes

Josué Marcos de Oliveira Brazil
Titulação: Mestre
Área de Atuação: COMUNICAÇÃO SOCIAL
Currículo Lattes

LETICIA MARIA PINTO DA COSTA
Titulação: Doutor
Área de Atuação: COMUNICAÇÃO SOCIAL
Currículo Lattes

LILIANE SIMI AMARAL
Titulação: Mestre
Área de Atuação:
Currículo Lattes

LOURIVAL DA CRUZ GALVÃO JÚNIOR
Titulação: Mestre
Área de Atuação: COMUNICACAO SOCIAL
Currículo Lattes

MARCELO DOS REIS PIMENTEL
Titulação: Mestre
Área de Atuação: COMUNICAÇÃO SOCIAL
Currículo Lattes

MAURÍLIO DO PRADO LAUA
Titulação: Mestre
Área de Atuação: Comunicação Social
Currículo Lattes

MONICA FRANCHI CARNIELLO
Titulação: Doutor
Área de Atuação: COMUNICACAO SOCIAL
Currículo Lattes

RENATA MARIA MONTEIRO STOCHERO
Titulação: Especialista
Área de Atuação: PRODUÇÃO GRÁFICA
Currículo Lattes

REUEL ADIMAR LOPES
Titulação: Especialista
Área de Atuação: COMUNICACAO SOCIAL, PROGRAMAÇÃO WEB
Currículo Lattes

ROBSON BASTOS DA SILVA
Titulação: Graduado
Área de Atuação: Comunicação Social
Currículo Lattes

ROBSON LUIZ MONTEIRO
Titulação: Mestre
Área de Atuação: COMUNICACAO SOCIAL
Currículo Lattes

VÂNIA DE MORAES
Titulação: Doutor
Área de Atuação: COMUNICAÇÃO SOCIAL, LINGUISTICA APLICADA
Currículo Lattes

VIVIANE FUSHIMI VELLOSO
Titulação: Doutor
Área de Atuação: COMUNICACAO SOCIAL
Currículo Lattes

DEPARTAMENTO

O Departamento de Comunicação Social é mais uma das unidades da UNITAU com tradição e com histórico de prêmios e de qualidade. Já formou mais de 3.000 alunos, nos cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas e Tecnologia em Produção Multimídia, os quais o mercado de trabalho regional e nacional da comunicação absorve, majoritariamente, pela confiabilidade que os cursos oferecem na formação dos novos profissionais.

O Departamento conta com projetos, como o Jornal Laboratório "Vale Repórter", a Sala Temática do jornal O Vale, a Rádio FM UNITAU e a Agência de Comunicação Integrada (ACI), além de regularmente abrigar seminários, palestras, visitas técnicas e ampla possibilidade de estágio aos alunos. As atividades proporcionam aos estudantes um contato significativo com atividades práticas e com o mercado de trabalho. Prova disso é a parceria feita com a TV Futura para produção de programas de televisão com a participação ativa dos alunos. Toda a produção também é disponibilizada no canal da TV UNITAU no Youtube.

Os alunos participam de eventos externos, como a Semana Estado de Jornalismo, o EXPOCOM, e todo ano recebem prêmios significativos ao Departamento e aos estudantes, que ganham a oportunidade de ampliar seu aprendizado além da sala de aula.

Além das disciplinas que permitem o aprendizado técnico, a grade currícular dos cursos trabalha com disciplinas gerais como Filosofia, Sociologia, Teoria Política e Geopolítica. O maior objetivo do currículo multidisciplinar é oferecer conhecimento para a formação geral e humanística dos alunos, a fim de torná-los profissionais reflexivos e conscientes do papel social dessas profissões.

A alta qualificação dos professores de Comunicação da UNITAU garantem a qualidade dos cursos oferecidos pelo Departamento. São 41,4% de doutores, 41,4% de mestres e 17,2% de especialistas.

Saiba mais sobre os cursos oferecidos pelo Departamento:

JORNALISMO

PUBLICIDADE E PROPAGANDA

RELAÇÕES PÚBLICAS

TECNOLOGIA EM COMUNICAÇAO INSTITUCIONAL (NOVO 2020)

TECNOLOGIA EM DESIGN GRÁFICO

TECNOLOGIA EM MARKETING DIGITAL (NOVO 2020)

TECNOLOGIA EM PRODUÇÃO AUDIOVISUAL (NOVO 2020)


Diretora do Departamento:
Prof. Ma. Edilene Maia de Almeida Macedo

Endereço: Av. Walter Thaumaturgo, 700 - Taubaté - SP - Cep: 12030-040
Contato: (12) 3629-6816
E-mail: comunicacao@unitau.br

Horário de Atendimento
Secretaria: de segunda a sexta-feira, das 08h às 12h, e das 18h às 22h
Biblioteca: de segunda a sexta-feira, das 08h às 12h, e das 18h às 22h

Centro de Laboratórios: Av. Walter Thaumaturgo, 700 - Taubaté - SP - Cep: 12030-040
Contato: (12) 3625-4291 - Fax: (12) 3631-4233

Site do Departamento: www.csonlineunitau.com.br

Canal da TV UNITAU: www.youtube.com/user/TVUNITAU