Radiologia

Duração do Curso: 6 semestres

Grau Acadêmico: tecnólogo

Período/Vagas para 2020: não será ofertado em 2020

Reconhecimento: Portaria CEE/GP nº 497/15 de 15/12/15

APRESENTAÇÃO

A Radiologia é o ramo da Física que compreende a aplicação de conceitos, de leis, de modelos, de agentes e de métodos da área para a prevenção, o diagnóstico e o tratamento de doenças, desempenhando uma importante função na assistência médica, na pesquisa biomédica e na otimização da proteção radiológica. O curso de Tecnologia em Radiologia da UNITAU forma profissionais capacitados para realizar trabalhos específicos nas áreas de radioproteção, de radiodiagnósticos e de controle de qualidade. Os alunos também vão adquirir habilidades no processamento de imagens, obtidas por diversas técnicas modernas, como a de ressonância magnética.  Com foco em estudantes que concluíram o ensino médio, além de profissionais da área de saúde, de enfermeiros e de físicos em busca de especialização, o curso tem como finalidade possibilitar a formação de profissionais com uma visão abrangente e interdisciplinar. Confira o Projeto Pedagógico do curso aqui.

TEORIA

Durante seis semestres, os alunos vão adquirir uma formação apoiada em conhecimentos sólidos e atualizados da Física e da área de saúde, o que permitirá ao profissional atuar de forma conjunta e harmônica com médicos, técnicos e enfermeiros. Os alunos terão contato com disciplinas, como Radioterapia, Primeiros Socorros, Técnicas de Câmara Escura e Gestão de Serviços de Saúde. Após a conclusão do curso, os alunos recebem o diploma de Tecnólogo em Radiologia Médica.

PRÁTICA

Os alunos terão à disposição seis laboratórios com equipamentos modernos, que serão utilizados durante as aulas práticas e para a realização de diversas atividades, visando proporcionar uma formação condizente com a realidade do mercado de trabalho. Os laboratórios são: de anatomia, de dosimetria e radioproteção, de informática com programas específicos, de processamento e análise de imagens, de radiologia e de semiotécnica e suporte básico à vida. Além disso, os alunos vão poder frequentar a biblioteca do Departamento de Medicina, que possui amplo acervo especializado e atualizado.

PERFIL

O tecnólogo em Radiologia tem um amplo campo de atuação e pode exercer atividades nos setores industrial, de medicina nuclear, de terapia, de diagnóstico, de radioterapias e de radioisótopos. O profissional também poderá gerenciar os serviços e os procedimentos radiológicos, atuando conforme as normas de biossegurança e de radioproteção em clínicas, em hospitais, em policlínicas, em laboratórios, em indústrias, em fabricantes e em distribuidores de equipamentos hospitalares. 

DISCIPLINAS

INFRAESTRUTURA

LABORATÓRIOS

  • Laboratório de Anatomia Geral 
  • Laboratório de Bioquímica 
  • Laboratório de Fisiologia  
  • Laboratório de Microbiologia  
  • Laboratório de Histologia  
  • Laboratório de Patologia  
  • Laboratório de Informática

 

OUTRAS INSTALAÇÕES

  • Biblioteca

O acervo do Departamento de Medicina está integrado ao acervo da Biblioteca da área de Biociências, no Campus do Bom Conselho. O horário de funcionamento é de 2ª a 6ª feira - das 8h às 21h45, e sábado: das 8h às 11h30, e os alunos contam com o auxílio de 3 bibliotecárias e 3 auxiliares de biblioteca.

CORPO DOCENTE

AFONSO CELSO SOUZA DE ASSIS
Titulação: Doutor
Área de Atuação: BIOPATOLOGIA BUCAL
Currículo Lattes

AIRTON PRATI
Titulação: Doutor
Área de Atuação: ENGENHARIA NUCLEAR
Currículo Lattes

ALEXANDRE ARAUJO DOS SANTOS
Titulação: Mestre
Área de Atuação: Engenharia Biomédica
Currículo Lattes

BAYKI HUSSEIN KASSAB
Titulação: Doutor
Área de Atuação: INSTITUTO BÁSICO DE BIOCIÊNCIAS
Currículo Lattes

JOÃO ROGÉRIO DOS SANTOS
Titulação: Especialista
Área de Atuação: MATEMÁTICA - CÁLCULO

JOSÉ CARLOS LOMBARDI
Titulação: Doutor
Área de Atuação: APLICAÇÕES WEB, SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO
Currículo Lattes

JOSE JULIO DE OLIVEIRA PINTO
Titulação: Graduado
Área de Atuação: Graduado em Física
Currículo Lattes

LUIZ ALBERTO MAURICIO
Titulação: Mestre
Área de Atuação: INSTITUTO BÁSICO DE CIÊNCIAS EXATAS
Currículo Lattes

PEDRO CARLOS RUSSI
Titulação: Doutor
Área de Atuação: INSTITUTO BÁSICO DE CIÊNCIAS EXATAS
Currículo Lattes

REVANILDO DE OLIVEIRA
Titulação: Graduado
Área de Atuação: INSTITUTO BÁSICO DE CIÊNCIAS EXATAS
Currículo Lattes

ROBERTA KELLY DE SOUZA MACIEL
Titulação: Especialista
Área de Atuação: Medicina
Currículo Lattes

RUY MORGADO DE CASTRO
Titulação: Doutor
Área de Atuação: FÍSICA
Currículo Lattes

DEPARTAMENTO

 

O Campus do Bom Conselho é o maior da Universidade de Taubaté e abriga os cursos de Medicina, Departamentos de Educação Física, Biologia, Enfermagem e Psicologia, oferece laboratórios equipados e modernos para que os acadêmicos aprimorem seus conhecimentos e estejam aptos a se tornarem profissionais cidadãos e competentes.

A qualidade do corpo docente do curso de Medicina também se destaca: são 50% de doutores, 27,6% Mestres, 21,6% especialistas, além de dois livres docentes. Os alunos do curso têm à sua disposição o Hospital Universitário, onde realizam seus estágios supervisionados obrigatórios (curriculares). O internato, que ocorre nas 5ª e 6ª séries, compreende mais de 5 mil horas de estudo teórico-prático. Isso contribui para uma formação de excelência do aluno, já que tem contato real e direto com a profissão. Além disso, o Hospital Universitário de Taubaté é um ponto importante para o reconhecimento do curso e é um pré-requisito do MEC (Ministério da Educação) para os cursos de Medicina. O MEC considera essencial que as faculdades possuam um hospital próprio em que seus alunos sejam acompanhados e supervisionados por professores em seus períodos de estágio.

Em 2012, o Departamento de Medicina passou a contar com os seguintes cursos de tecnologia:

ESTÉTICA E COSMÉTICA

RADIOLOGIA

Diretor do Departamento: Prof. Dr. Oscar César Pires 
Endereço: Av. Tiradentes, 500, Bom Conselho, Taubaté-SP CEP: 12030-180
Contato: (12) 3621-8796
E-mail: med@unitau.br
Link: www.unitau.br/medicina

Horário de Atendimento
Secretaria: de segunda a sexta-feira, das 07:30h às 12h, e das 13h às 22h
Biblioteca: de segunda a sexta-feira, das 07:30h às 22h