Avaliação dos docentes e dos discentes da UNITAU

Considerado um método para identificar as condições de ensino oferecidas aos estudantes, a avaliação docente é uma exigência do Ministério da Educação (MEC), desde 2004.

O principal objetivo da avaliação é reunir informações sobre o desempenho dos docentes para que a PRG tome as atitudes necessárias rumo ao contínuo aperfeiçoamento dos cursos e da Universidade.

O material produzido é utilizado em reuniões pedagógicas, de planejamento e do Conselho de Departamento (Condep), visando à reformulação e ao estabelecimento de diretrizes, pela PRG, com base nos aspectos positivos e negativos apontados na avaliação.

Os alunos também podem responder ao questionário nos laboratórios de informática da Instituição. As perguntas são disponibilizadas em programas específicos, e os estudantes recebem instruções para o preenchimento. A avaliação realizada pelos alunos é totalmente sigilosa, e, para isso, todos recebem uma senha individual para acessar o programa.

Ao responder questões específicas sobre o comprometimento com a aprendizagem, a assiduidade e a pontualidade, os graduandos podem avaliar se estão cumprindo, adequadamente, as atividades das disciplinas dos cursos.

Além disso, a PRG preocupa-se em acompanhar o rendimento escolar dos alunos nas provas bimestrais e nos exames finais de todos os cursos da Instituição.  Desde 2007, a UNITAU organiza em gráficos e em tabelas as notas dos alunos, o que possibilita à chefia de Departamento e aos professores a análise do rendimento das turmas.

Observadas por disciplina e por bimestre, os dados coletados auxiliam na configuração do perfil dos graduandos em relação aos cursos e facilita a adoção de procedimentos para eliminar dificuldades pedagógicas e conteudísticas nas disciplinas.