Projetos de Extensão

AS AÇÕES QUE BENEFICIAM A COMUNIDADE

Atendimento Odontológico a pessoas com deficiência (OPD)

O Projeto tem dois objetivos específicos. Um deles é a formação do aluno de graduação em Odontologia para o atendimento odontológico de pessoas com desvios no padrão de normalidade da condição física, mental, orgânica, emocional ou social e de forma multidisciplinar e humanística, o que requer não só o conhecimento de procedimentos e técnicas, mas também abordagem psicossocial e de clínica geral do paciente, tornando-se um diferencial na formação do aluno UNITAU.

O outro é a assistência ao público-alvo, pessoas com deficiência, população crescente e sabidamente carente desse tipo de atendimento, concorrendo para a melhoria da qualidade de vida dessas pessoas.

Responsáveis: Profa. Dra. Lucilei Lopes Bonato, Profa. Dra. Adriene Mara Souza Lopes e Silva e Prof. Dr. Celso Monteiro da Silva. 

Educação em Saúde Bucal

Em 1995, a UNITAU aprovou o programa que, por meio de prestação de serviços, desenvolve atividades educativas, preventivas e sociais na área de Saúde Bucal em Taubaté e na região.

O programa reúne três projetos: Apoio ao Educando, com atendimento aos estudantes entre 5 e 12 anos; Odontocomunidade, que leva crianças e adolescentes previamente selecionados para o Departamento de Odontologia, e Apoio ao Idoso, com atendimento aos idosos institucionalizados dos asilos de Taubaté. Auxiliar na redução dos índices de cárie e criar hábitos saudáveis de higiene oral são os objetivos principais dos projetos.

Responsáveis: Prof. Dr. Nivaldo André Zöllner, Prof. Dr. Edison Tibagy Dias de Carvalho Almeida e Prof. Dr. Mario Celso Peloggia

GAVVIS  

Desde 2004, o Grupo de Atendimento a Vítima de Violência Sexual (GAVVIS) atende vítimas de ambos os sexos e de qualquer idade, sendo uma referência para Taubaté e região. 

Com uma equipe multiprofissional, o grupo tem parcerias com a Delegacia da Mulher e com o Conselho Tutelar, responsáveis por encaminhar as vítimas para atendimento. O GAVVIS ainda realiza atividades de orientação, de prevenção e treinamentos sobre a violência sexual e suas repercussões na sociedade para instituições interessadas no tema.

Responsáveis: Prof. Me. Avelino Alves Barbosa Júnior, Profa. Ma. Claudia Aparecida Aguiar e Profa. Dra. Valéria Holmo Batista e Profa. Ma. Márcia Maria de Assis Lopes 

Laboratório de Bromatologia  

O projeto realiza análises bromatológicas, de alimentos volumosos, concentrados, protéicos e energéticos, o que oferece subsídios para as aulas práticas da disciplina de Nutrição de Alimentação Animal. 

A equipe elabora treinamentos de recursos humanos para aprofundar os conhecimentos dos estudantes e interessados na área.

Responsável: Prof. Dr. José Mauricio Bueno Costa 

Nutrição, Alimentação e Envelhecimento

A equipe da Universidade promove ações no âmbito da educação nutricional aos participantes dos projetos UNITAU Aberta à Maturidade e do Núcleo de Saúde do Idoso. 

Estratégias socioeducativas relacionadas à alimentação saudável, considerando os aspectos culturais e regionais da alimentação, são usadas junto ao público alvo para a realização de oficinas temáticas, palestras interativas e atividades culturais. 

Os participantes também têm a oportunidade de discutir sobre a industrialização de alimentos e a prevenção de doenças crônicas degenerativas.

Responsável: Profa. Aline Liz de Faria 

PAFS

O Programa de Atividade Física e Saúde (PAFS) orienta a prática de atividade física regular e a nutrição saudável, desde a criança ao idoso, visando ao bem-estar e à qualidade de vida da população atendida. 

O Programa envolve professores e alunos e abrange os projetos Obesidade Infantil, Esportivo UNITAU, Avaliação Física nas Escolas e Idoso em Ação. Para os idosos são oferecidos: musculação, alongamento, dança de salão e zumba. 

Para crianças e adolescentes: ginástica artística, controle da obesidade e futebol feminino e natação. Também são realizadas visitas em escolas com o objetivo de orientar os alunos sobre transtornos alimentares, imagem corporal e uso indevido de anabolizantes.

Responsáveis: Prof. Dr. Renato Rocha, Prof. Me. Carlos Eduardo Cesar Miné, Profa. Dra. Eliane Stevanato, Profa. Fernanda Rabelo Prazeres, Prof. Jose Luiz Marioto, Prof. Me. Mauricio Leonel Galdino e Profa. Ma. Thaís Rezende Suraty.

UNITAU Vida Saudável 

O público poderá conhecer aspectos da Nutrição e optar por escolhas alimentares e de hábitos de vida saudáveis. 

Uma equipe da Universidade irá conceituar a alimentação e a Nutrição, oferecer conhecimentos sobre o funcionamento do organismo e suas necessidades fisiológicas, ensinar o uso de guias alimentares para a adequação alimentar que favoreça a qualidade de vida e possibilite a manutenção do peso corporal de acordo com a estatura e a compleição física.

Responsável: Profa. Dra. Fabíola Figueiredo Nejar

Análise de Solos, Plantas e Sementes

Por meio da prestação de serviços de análises de solos, de plantas e de sementes à comunidade, o projeto gera e disponibiliza informações técnicas para agregar qualidade e tecnologia às atividades agropecuárias. 

Alunos, professores e funcionários da Universidade são inseridos junto à comunidade agropecuária do Vale do Paraíba, Litoral Norte, Sul de Minas e Vale do Paraíba Fluminense, locais em que também contribuem com apoio técnico aos produtores e com palestras, cursos e reuniões.

Responsáveis: Prof. Me. Carlos Moure Cícero e Prof. Dr. Julio Cesar Raposo de Almeida 

Apicultura 

Trata-se de um programa que objetiva promover o desenvolvimento sustentável da apicultura do Vale do Paraíba, a partir da modelagem piloto do arranjo produtivo local. 

Para isso, incentiva a elevação do nível de conhecimento do grupo a ser trabalhado, a ampliação do potencial apícola da região e a maior visibilidade da área nos negócios. 

A equipe também preza pela melhoria da autoestima e da qualidade de vida dos trabalhadores e pela captação de jovens para atuar na cadeia produtiva apícola, que passam a realizar o controle de qualidade dos produtos e a identificar a flora.

Responsáveis: Prof. Dr. João Carlos Nordi e Profa. Dra. Lidia Maria Ruv Carelli Barreto

Feira pedagógica de Agronomia

Estudantes do curso de Agronomia comercializam, por meio da Agrotau Jr, a empresa júnior do Departamento, os alimentos produzidos na fazenda piloto. 

As hortaliças e ovos são vendidas para os funcionários da Universidade a baixo custo. 

O objetivo é colaborar para uma alimentação saudável por parte dos servidores, além de escoar a produção da fazenda, realizada como parte do aprendizado dos universitários. 

Responsável: Profa. Dra. Alecsandra de Almeida

Plano de manejo para o Parque municipal Vale do Itaim 

A Universidade de Taubaté (UNITAU) investe em estudos técnicos, visando subsidiar a criação e a elaboração de um plano de manejo para o Parque Municipal do Vale do Itaim, em Taubaté. 

Para isso, foram realizados levantamentos de dados para traçar um diagnóstico socioeconômico e ambiental da região e para caracterizar a situação atual do Vale do Itaim. Planejar e executar o zoneamento da área do parque, elaborar uma proposta de criação de unidade de conservação e conscientizar a população sobre o tema são alguns dos objetivos do projeto.

Responsável: Prof. Dr. Ademir Fernando Morelli 

ARIE Pedra Branca

O projeto “Área de Relevante Interesse Ecológico da Pedra Branca - um caminho para a Educação Ambiental em Unidade de Conservação de Uso Sustentável” trata-se de uma proposta de educação ambiental que envolve a UNITAU e os municípios de Taubaté e de Tremembé. 

A área em questão fica em um importante fragmento da Mata Atlântica, ocupando um espaço de 635 hectares, composto por mananciais, fauna e flora. 

O objetivo é desenvolver ações contínuas de conscientização, capacitação e formação profissional em atividades ecologicamente sustentáveis.

Responsável: Prof. Me. Eduardo Carlos Pinto

Clínica de Nutrição 

O Centro de Educação Alimentar e Terapia Nutricional (Ceatenut) é um espaço destinado não somente à comunidade, como também aos alunos que, sob a supervisão de professores, prestam serviços à população nas áreas da Nutrição, da saúde coletiva e do atendimento clínico. 

O Ceatenut proporciona ao público orientação alimentar, avaliação e acompanhamento nutricional. Com isso, oferece, aproximadamente, 2.100 atendimentos por ano.

Mais informações estão disponíveis na página da clínica. 

Responsável: Profa. Dra. Alexandra Magna Rodrigues

Natureza e Criança: Aprendendo com Animais e Plantas 

O projeto proporciona aos alunos do Ensino Fundamental a aprendizagem de maneira lúdica e experimental por meio de atividades que tratam, entre outros assuntos, da diversidade de seres vivos e das relações de equilíbrio/desequilíbrio existentes no ambiente natural e as transformações provocadas pelo ser humano, preparando e conscientizando a criança para ser capaz de interpretar, tomar decisões e atuar no ambiente, no sentido de preservá-lo. Também proporciona aos acadêmicos dos cursos de Agronomia, de Biologia e de Pedagogia atuarem junto à comunidade, além de oportunizar a participação em processo de pesquisa, planejamento, coleta de dados, análise e divulgação de resultados.

Responsáveis: Prof. Dr. Ricardo Machado da Silva e Dra Adriana Mascarette Labinas.

Prevenindo Parasitoses em Harmonia com a Natureza

A Universidade avalia a ocorrência de parasitoses em crianças de áreas rurais e, a partir desse diagnóstico, leva para as comunidades o conhecimento básico das medidas de controle das doenças por meio de atividades educativas, contribuindo para a formação de consciência sanitária e para a melhoria da qualidade de vida da população.

Responsáveis: Profa. Dra. Ana Julia Urias dos Santos Araujo e Profa. Ma. Francine Alves da Silva Coelho 

Cursinho Libertas 

O Cursinho Pré-Vestibular Libertas é um curso popular, totalmente gratuito e funcionando com a força de trabalho no regime de voluntariado, oferecido a alunos do terceiro ano do Ensino Médio das escolas das redes públicas da região, e tem por foco a formação de cidadãos e a conquista de vagas em universidades, com a preparação para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

Responsável: Prof. Me. Luzimar Goulart Gouvêa 

Capelas e Festas Religiosas: Valorizando a Cultura Rural 

O projeto tem como objetivo recuperar a história de capelas nos municípios de Taubaté, de Tremembé, de São Luiz do Paraitinga e de Lagoinha. 

Um grupo da Universidade desenvolve junto às comunidades um mapeamento das peculiaridades e das características que marcam festas e encontros litúrgicos. 

O projeto segue uma metodologia pautada no levantamento de informações históricas em documentação primária, entrevistas com antigos moradores, registro fotográfico e participação em celebrações litúrgicas, além da parceria com instituições políticas, sociais e religiosas dos municípios selecionados.

Responsáveis: Prof. Me. Cesar Augusto Eugenio e Prof. Dr. Mauro Castilho Gonçalves 

Museu Didático do Corpo Humano 

Difundir o conhecimento do corpo humano para a população da região e propiciar à comunidade estudantil o contato direto com a Anatomia Humana são alguns dos objetivos do Museu. 

O local é um ambiente de educação não formal e estimula o conhecimento do próprio corpo, como meio de promoção e de prevenção à saúde.

Responsáveis: Prof. Me. Magno César Vieira e Profa. Me. Márcia Torniziello Braz da Silva

NPPC 

A Universidade de Taubaté reconhecendo a importância de uma política de preservação e restauração do patrimônio histórico e cultural do vale do Paraíba criou em 1996 o Núcleo de Preservação do Patrimônio Histórico e Cultural (NPPC) vinculado à Pró-reitoria de Extensão. As atividades do NPPC têm por objetivo formar agentes multiplicadores para atuarem na área de preservação dos bens culturais e ambientais, propiciando a integração de projetos universitários, com a comunidade e municípios da região. 

A proposta de projeto de extensão de salvaguarda do patrimônio cultural ambiental da região metropolitana do vale do Paraíba é uma ação integrada com os alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo, mestrandos do programa de Ciências Ambientais da UNITAU e de outras instituições.

Responsáveis: Profa. Dra. Maria Dolores Alves Cocco e Prof. Me. Benedito Assagra Ribas de Mello

Redenção da Memória - Redenção da Serra: História, Territorialização e Memória

O projeto tem como objetivo promover a valorização dos aspectos culturais na comunidade, a partir da preservação da memória e da educação patrimonial. 

Além dos aspectos históricos de suas origens, sendo aclamado como o primeiro município paulista a abolir a escravidão, Redenção da Serra-SP sofreu na década de 1970 um traumático processo de desconstrução e reconstrução devido à criação de um reservatório de água para abastecer o Rio de Janeiro. Assim, esse projeto de extensão visa estimular, articular e difundir a preservação da memória por meio do diálogo com a sociedade e da valorização da história da cidade.  

Também proporciona oportunidades para debates transdisciplinares dos aspectos culturais e sociais envolvidos na problemática de identidade cultural, da preservação de fontes documentais e da pesquisa-ação.

Responsáveis: Prof. Me. Eduardo Carlos Pinto e Profa. Dra. Rachel Duarte Abdala

Trilhas Culturais 

A execução do projeto está vinculada à investigação e registro cultural do Vale do Paraíba, do Litoral Norte e da Serra da Mantiqueira, abordando modos de saber e de fazer, artistas populares, personagens históricos, ofícios antigos, profissões em extinção, eventos culturais e literários, gastronomia, tradições e costumes perpetuados pela história oral e todas as manifestações e locais que remetam à preservação e à difusão de nossa cultura regional, herdeira de valores e conhecimentos anteriores à sociedade industrial.

Mais informações e algumas atividades já realizadas pelo projetos podem ser conferidas aqui. 

Responsável: Prof. Me. João Rangel Marcelo

PROEXT – Viva São Benedito! Registro de Patrimônio Imaterial e Educação Patrimonial da Festa de São Benedito de Aparecida 

Grupo de profissionais da UNITAU conduz o projeto de tombamento da festa como patrimônio imaterial, reconhecendo a importância das manifestações culturais nela existentes. 

O projeto também realiza ações de educação patrimonial, envolvendo diferentes segmentos, entre eles crianças de escolas públicas da cidade, para que compreendam a importância da festa e atuem para sua preservação. Para desenvolver a iniciativa, a UNITAU monta ainda um dossiê histórico sobre a festa, importante registro da atividade.

Responsáveis: Profa. Helen Francis Silva, Prof. Dr. José Felício Goussain Murade e Profa. Renata Maria Monteiro Stochero. 

Raízes do Campus: do Plantio ao Consumo 

O projeto visa garantir a divulgação de notícias, de maneira massiva, relacionadas ao agronegócio e às atividades rurais, com o objetivo de disseminar informações sobre o campo, ampliando o conhecimento da comunidade sobre temas pertinentes e que estão relacionados ao dia a dia das pessoas. 

Assim, o projeto prevê a veiculação, na Rádio FM UNITAU, de programas mensais que promovem a cultura e a educação para o setor rural.

Responsáveis: Profa. Dra. Adriana Mascarette Labinas e Prof. Me. Carlos Moure Cícero.  

Assessoria da Coordenadoria de Cooperação Internacional 

A assessoria media as parcerias com Instituições de Ensino Superior de outros países para que alunos e professores realizem intercâmbios e pesquisas em conjunto. Por meio da atuação em parceria com outras nações, também são realizados projetos de promoção à tecnologia e de troca de conhecimentos.

Responsável: Profa. Ma. Ana Beatriz Rodrigues Pelógia

Taubaté Tempo e Memória: História, Tradições Culturais e Comunidade 

A cidade foi o marco inicial na ocupação do Vale do Paraíba. A história do país registra, em seus anais, a importância do município na formação desta nação, como os bandeirantes, a fundação de diversas cidades, os figureiros, a riqueza do café e a industrialização. A tecnologia abriu novos mecanismos de pesquisa e, neste processo de substituição, perderam-se muitos dos testemunhos físicos e memoriais. 

O projeto busca promover o intercâmbio entre os alunos e a comunidade para estimular a constante troca de saberes. Ao reconhecer Taubaté como um todo, pelo seu patrimônio histórico, artístico, cultural e ambiental, revive o seu passado para preservá-lo em seu presente.

Responsável: Prof. Me. Armindo Boll 

Saúde na Educação

O programa trabalha os temas prevenção em saúde geral, saúde bucal e saúde comportamental. Composto por atividades voltadas para promover a educação em saúde, o programa conta com os projetos: Creches e Educação Infantil, para supervisionar ações de saúde preventiva por meio de visitas semanais; Hospital do Ursinho, crianças levam e ajudam seu brinquedo a receber “tratamento” médico, odontológico e psicológico; Prevenção de Acidentes na Infância e Adolescência, com palestras e mesas redondas em congressos com profissionais convidados; Formação de Profissionais de Nível Superior com Vivência e Prática Extensionista, que produz trabalhos científicos e produtos tecnológicos de aplicação prática na comunidade; e Atividades de Mídia/Fonte para Educação em Saúde e Promoção Humana, um programa de rádio com debates sobre o tema e entrevistas em TVs locais e regionais.

Responsáveis: Profa. Dra. Maria Stella Amorim da Costa Zöllner e Profa. Ma. Rosemeire Isabel Ramos

Show da Física 

A Universidade de Taubaté oferece o projeto Show da Física, que apresenta uma visão prática aos alunos de como a natureza se comporta diante das leis que a regem. Estudantes do curso de Matemática e de Física são incentivados a apresentarem os experimentos aos próprios colegas de classe, auxiliando assim os futuros professores no desenvolvimento de explicações e na diversificação da didática. O projeto divide os assuntos a serem apresentados, tais como mecânica, magnetismo, eletricidade e ondulatória. No final de cada mês, é oferecido a cada aluno um certificado de conclusão.

Responsável: Prof. Me. Luiz Alberto Maurício

NUPES 

O Núcleo de Pesquisas Econômico-Sociais da Universidade de Taubaté (Nupes) tem o objetivo de desenvolver pesquisas e de divulgar informações que contribuem para a compreensão da realidade econômica e social do Vale do Paraíba. 

Formado por uma equipe multidisciplinar de professores e de alunos, constitui-se num centro de referência de dados e de pesquisa econômica e social de alcance regional e nacional, privilegiando, especialmente, o Cone Leste Paulista (região Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira e Litoral Norte), e conta com o apoio da Associação Comercial e Industrial de Taubaté (ACIT).

Responsáveis: Prof. Dr. Luiz Carlos Laureano da Rosa, Prof. Dr. Edson Trajano Vieira, Prof. Me. Odir Cantanhede Guarnieri e Prof. Me. Silvio dos Santos

Drones 

O projeto visa ao desenvolvimento de metodologia para a utilização de VANTS (Veículo aéreo não tripulado), conhecidos como drones, em ações da Universidade. A proposta é de que os equipamentos sejam empregados em diferentes pesquisas, com usos como, por exemplo, o mapeamento de áreas de proteção ambiental estudadas por alunos e professores.

Responsável: Prof. Me. Sergio Luiz Lousada

PROEXT – Assessoria Técnica para Desenvolvimento de Empreendimentos Econômico Solidários

O projeto visa apoiar as iniciativas de desenvolvimento econômico sustentáveis na microrregião de Bananal. A equipe atua para conhecer os potenciais campos de trabalho nas cidades e para desenvolvê-los, garantindo a existência de empregos formais nos municípios para seus moradores. 

Desta forma, ao mesmo tempo em que promove o desenvolvimento sustentável, o projeto colabora para evitar o êxodo rural e garante melhores condições de vida para a população;

Responsáveis: Profa. Ana Iracema Neves Fagundes Nogueira de Oliveira, Prof. Me. Drauzio Antonio Rezende Junior, Profa. Ma. Márcia Regina de Oliveira e Profa. Ma. Nilde Ferreira Balcão

Proext – Ecocidadania

O projeto Ecocidadania: Educação em Saúde, Sustentabilidade, Trabalho e Geração de renda (sabão ecológico) com orientação para (re)inserção de detentos ao mercado de trabalho tem por objetivo capacitar detentos da Penitenciária José Augusto Cesar Salgado (IRT), de Tremembé, acerca das Tecnologias Sociais na confecção de sabão ecológico como alternativa de trabalho e geração de renda, preparando-os para a reinserção ao mercado de trabalho. 

De maneira articulada, o processo é complementado com orientações sobre sustentabilidade, sobre comportamentos e atitudes profissionais, sobre empreendedorismo e sobre saúde, tendo por enfoque a prevenção às parasitoses comuns em populações carcerárias. A iniciativa é apoiada pelo Programa de Extensão Universitária (Proext), do Governo Federal.

Responsáveis: Profa. Ma. Maria Lucia Firmino de Oliveira Carvalho e Profa. Dr. Ana Julia Urias dos Santos Araujo. 

PROEXT – Capacitação de Conselheiros Municipais de Assistência Social do Vale do Paraíba 

Um grupo da Universidade assessora a implementação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) em diferentes cidades do Vale do Paraíba, da Serra da Mantiqueira e do Litoral Norte. A estruturação do SUAS é fundamental para as políticas de assistência dos municípios e para a garantia de atendimento adequado à população. 

Por meio do conhecimento técnico dos professores da UNITAU, as cidades encontram mais possibilidades para realizar a implantação do SUAS e para garantir seu funcionamento.  

Integrantes: Profa. Dra. Elisa Maria Andrade Brisola (responsável) e Profa. Ma. Adriana Davoli Arizono