Programa de Iniciação à Docência da UNITAU recebe inscrições de estudantes de graduação, pós-graduação e egressos | Foto: Júlia Quintão/ACOM-UNITAU

Programa de Iniciação à Docência da UNITAU abre inscrições para estudantes e egressos

Link curto: https://unitau.me/3SPBNNe

21/02/2024 15h27 ⋅ Atualizada em 21/02/2024 15h41

PID, Graduação, Pós-graduação, Egresso, Oportunidade

O Programa de Iniciação à Docência (PID) da Universidade de Taubaté (UNITAU) já recebe candidaturas para as atividades no primeiro semestre de 2024. As inscrições permanecerão abertas até 25 de fevereiro e devem ser feitas pelo formulário. Para atuar como monitor(a), é necessário ser universitário(a) regularmente matriculado nos cursos de graduação presencial, ou nos cursos de pós-graduação, podendo ser da UNITAU ou de outras Instituições de Ensino Superior. Além disso, egressos da instituição também podem se inscrever. (leia mais sobre as categorias abaixo)

O que é o PID?

O Programa promove vivências práticas das atividades de magistério no Ensino Superior ou na Educação Básica e é voltado não só para os cursos de licenciatura como também para os cursos técnicos, bacharelados e de pós-graduação em todas as áreas de conhecimento. Por meio de uma parceria com professores mentores, as principais atividades do monitor(a) PID é promover a troca de saberes em uma disciplina específica, bem como auxílio em atividades em sala de aula, como plantões de dúvidas, seminários e outras.

Quais são as categorias e requisitos?

Categoria Monitor Júnior: para universitários(as) matriculados nos cursos de graduação da UNITAU que atuarão em disciplinas já cursadas, desde que tenham obtido aproveitamento relevante (média igual ou superior a 7,0) nesta mesma disciplina, e/ou em disciplinas oferecidas na Escola de Aplicação Dr. Alfredo José Balbi. Neste caso, o programa concede desconto de R$400,00 nas mensalidades durante a vigência da monitoria, que deve ser realizada em contraturno ou de forma que não comprometa a presença nas aulas.

Categoria Monitor Pleno: a categoria é uma oportundiade para egressos dos cursos de graduação da UNITAU e para pós-graduandos nos cursos lato sensu da UNITAU, que atuarão especificamente nos cursos de graduação da Universidade. Para ser selecionado(a), o(a) candidato(a) precisa ter registrado aproveitamento relevante (média igual ou superior a 7,0) na disciplina correspondente à monitoria. Neste caso, a atuação é voluntária e sem vínculo funcional com a Universidade.

Categoria Monitor Sênior: estudantes matriculados em programas de pós-graduação stricto sensu da UNITAU e de outras Instituições de Ensino Superior, desde que devidamente credenciadas, para atuação nos cursos de graduação da Universidade de Taubaté. Neste caso, a atuação é voluntária e sem vínculo funcional com a Universidade.

Para acessar o edital completo, clique aqui.

Experiências

Seguir a carreira acadêmica e estar em sala de aula como professora sempre esteve nos sonhos da universitária Débora Rosa. Com o PID, ela pôde realizar os primeiros passos rumo à esse objetivo. Atuando como monitora júnior no curso de Psicologia, a estudante do 7º semestre percebeu que esta seria uma oportunidade para desenvolver habilidades extras, além da teoria em sala de aula. “Além de eu ter tido uma vivência mais prática desse campo de docência ainda na Universidade, agora, na formação acadêmica, eu também tive um aprofundamento das disciplinas que eu acabei trabalhando, uma vez que a gente tem que estudar mais para poder explicar [em sala de aula], e quando a gente explica, a gente fixa melhor o conteúdo”, comenta Débora, que pretende se inscrever novamente para o edital aberto do PID 2024 e focar em projetos científicos em parceria com o professor mentor.

Compromisso com o ensino. UNITAU na sua vida!