Em visita técnica, os alunos da UNITAU conheceram o CZZ de Taubaté (Foto: Leonardo Oliveira/ACOM UNITAU)

Aprendizado na prática: alunos de Biologia da UNITAU realizam visita técnica ao CCZ de Taubaté

Link curto: https://unitau.me/3xQLJPK

29/04/2024 16h33

Graduação, Biociências, Biologia

Os alunos do 7° semestre de Biologia da Universidade de Taubaté (UNITAU) realizaram, neste mês, uma visita técnica ao Centro de Controle de Zoonose (CCZ), em Taubaté. Além de conhecer o espaço, os universitários tiveram uma breve palestra sobre o funcionamento das atividades no local e sobre as doenças que mais acometem os animais acolhidos.

Sob a orientação da Profa. Milena Pisciotta Cunha, os estudantes exploraram os bastidores do CCZ, desvendando os mecanismos de prevenção e controle de doenças como raiva, leptospirose, tuberculose, brucelose e toxoplasmose. A visita guiada permitiu uma observação minuciosa da rotina de cuidado com os animais acolhidos, reforçando a importância do trabalho realizado no centro.

"O CCZ é uma unidade essencial na promoção da saúde pública, atuando na prevenção e no controle de zoonoses, doenças que podem ser transmitidas por vetores", destaca a Profa. Milena. "A visita proporcionou aos alunos uma compreensão mais abrangente do papel do centro e da relevância de seu trabalho para a comunidade”, finaliza.

A visita também serviu para desmistificar a ideia de que o CCZ se limita à adoção de animais. Os alunos puderam presenciar a amplitude dos serviços oferecidos pelo centro, que vão desde o tratamento de animais doentes até o monitoramento de populações animais e a realização de campanhas de vacinação.

Para o universitário do 7° semestre de Biologia, Lucas Chigres de Medeiros, a visita serviu como aprendizado e uma lição de vida. “Todo munícipe deveria conhecer o CCZ da sua região, seja ele um estudante de áreas correlacionadas ou não. Para nós, estudantes de Biologia, foi importante conhecer um dos pontos que servem de base para coleta de dados de alguns estudos”, conclui.

A visita ao CCZ reforça o compromisso da UNITAU com a formação de profissionais engajados na promoção da saúde e do bem-estar da sociedade. Através de experiências imersivas como essa, os alunos da instituição são preparados para enfrentar os desafios da saúde pública.

Pedro Silvini