Foto: Divulgação - Prefeitura de Taubaté

UNITAU integra centro de estudos para desenvolvimento urbano

Link curto: https://unitau.me/3wkRrsN

02/05/2024 15h09 ⋅ Atualizada em 03/05/2024 09h42

Mudanças climáticas, Comunidade, Desenvolvimento regional, Arquitetura e Urbanismo, ODS ONU

A Universidade de Taubaté (UNITAU) firmou uma parceria com a Secretaria de Planejamento da cidade para a criação do Centro de Estudos em Planejamento e Desenvolvimento Urbano (CEPDU). O objetivo é gerar conhecimento e levantar e monitorar dados que possam orientar ações de planejamento urbano e regional. Nesta semana, o projeto de lei com a proposta de destinação de verba para a implementação do CEPDU foi aprovado na Câmara em segunda votação e agora segue para sanção da prefeitura.

A iniciativa para formação e manutenção do Plano Diretor, lei municipal que busca o desenvolvimento urbano, deve trazer benefícios à cidade e também favorece o ensino na Universidade, uma vez que oportuniza o contato da comunidade acadêmica com políticas públicas de enfrentamento das mudanças climáticas respaldadas em pesquisas e levantamentos autênticos.

“Os alunos poderão basear-se em problemas reais, em demandas do poder público, e poderão se beneficiar da ligação entre municipalidade e universidade, que envolve não só a pós-graduação, mas também os cursos de graduação, da área de biociências, de humanas, assim como também de exatas”, explica o Prof. Dr. Ademir Pereira dos Santos, representante da UNITAU no CEPDU e docente do Departamento de Arquitetura e Urbanismo e dos programas de mestrado e doutorado em Desenvolvimento Regional.

Grupo de trabalho da UNITAU que integra o CEPDU

Projeto de extensão reforça ações da UNITAU para enfrentamento das mudanças climáticas na região

Além da parceria com a Secretaria de Planejamento, para a criação do Centro de Estudos em Planejamento e Desenvolvimento Urbano, outro importante projeto de extensão coordenado pelo Prof. Dr. Ademir Fernando Morelli, integrado pelo Prof. Dr. Ademir Pereira dos Santos, desenvolve um guia de orientação aos moradores de Taubaté sobre as alterações climáticas. O trabalho multidisciplinar é realizado por meio de uma parceria entre os cursos de Agronomia, Arquitetura, Engenharia e Medicina Veterinária.

“A partir desse guia, nós teremos nossa orientação de como podemos mitigar e nos adaptar às mudanças climáticas que estão em curso. Isso poupará vidas, fará com que nós possamos conviver e suportar essas alterações.” ressalta o Professor.

O trabalho, além de ser importante e atual, é destaque por mostrar a cooperação da UNITAU com a sociedade-civil, em alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, entre eles o ODS 11 (Cidades e comunidades sustentáveis) e ODS 13 (Ação contra a mudança global do clima).

Pedro Silvini