Foto: Isabela Maciel - ACOM/UNITAU

UNITAU sedia encontro com foco na restauração florestal

Link curto: https://unitau.me/4bkwk93

29/04/2024 17h02

reflorestamento, Laboratório de Sementes, Pesquisa, Agronomia

Nesta terça-feira, dia 30, a partir das 13h30, a Universidade de Taubaté (UNITAU), com a Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), o Instituto de Ciências e Tecnologia, o Instituto Socioambiental e o Agroicone realizam o Seminário Sementes Florestais e Áreas de Muvuca. O encontro será no Departamento de Ciências Agrárias, visando compartilhar e trocar os conhecimentos sobre as pesquisas e avanços da restauração ambiental.

Em 2023, o Brasil perdeu 36% a menos de floresta primária comparado com 2022, atingindo o nível mais baixo desde 2015 segundo dados da Global Florest Watch. A iniciativa do seminário vai ao encontro do dado ao estimular o aumento das áreas de reflorestamento no país.

Durante a programação do evento, haverá apresentação dos resultados preliminares da pesquisa de qualidade das sementes coletadas no Vale do Paraíba realizada pelo Prof. Dr. Julio César Raposo, docente da UNITAU, Elisandra Rivera, responsável técnica do laboratório de sementes da Universidade, e Déborah Aguiar, bolsista da UNITAU com a Fundação de Apoio à Pesquisa Agrícola (Fundag).

Já a muvuca, mistura de sementes de diversas espécies vegetais para plantio por semeadura direta, utilizada por diversos cultivadores para restaurar áreas degradadas do país, será tema da palestra “O que é Muvuca?”, ministrada assessora técnica de restauração florestal do ISA/Redário/ Caminhos da Semente, Giovanna de Oliveira Bernardes dos Santos.

“As sementes coletadas também são semeadas aqui no Vale e existem áreas de semeadura de muvuca onde elas foram colocadas. [...] A técnica de muvuca diminui os custos de importação ambiental, ela vai ajudar a recompor as florestas do Vale do Paraíba e do Brasil inteiro”, ressalta o Prof. Júlio Raposo.

Para conferir a programação completa e fazer inscrição gratuita acesse este link.

Serviço

Seminário de Sementes Florestais e Áreas de Muvuca - Pesquisa, Monitoramento e Resultados Preliminares no Vale do Paraíba - SP

Dia 30, das 13h30 às 17h, Departamento de Ciências Agrárias - Auditório, Estr. Mun. Prof. Dr. José Luís Cembranelli, 5000 – Jardim Sandra Maria, Taubaté.

Pedro Silvini