Pró-reitoria de Extensão (PREX)

A extensão universitária é uma prática acadêmica integrada ao ensino e à pesquisa, que possibilita a formação de profissionais focados na produção de conhecimento significativo para a superação das desigualdades sociais.  

A Pró-reitoria de Extensão (PREX) tem seus objetivos estruturados no Plano Nacional de Extensão (PNE) e promove a integração entre a comunidade universitária e a sociedade local e regional. Por meio de cursos, de eventos e da prestação de serviços bem como do intercâmbio no campo do ensino, da educação e da cultura, a PREX contribui com uma relação de respeito, diálogo, cooperação, solidariedade e ética entre a Universidade e a comunidade.

Responsável por orientar e por coordenar as ações de extensão dos diversos setores da UNITAU, a PREX valoriza as atividades interinstitucionais, como consórcios, redes e parcerias, e incentiva o intercâmbio e a solidariedade internacional.

A PREX também superintende as bibliotecas e as clínicas da Instituição, além do Centro de Documentação e Pesquisa Histórica (CDPH), o Escritório de Assistência Jurídica (EAJ) e o Núcleo de Pesquisas Econômico-Sociais (Nupes).

Pró-reitora: Profa. Dra. Letícia Maria P. da Costa 

Endereço: Avenida Nove de Julho, 199, Centro, Taubaté-SP.
Telefones: (12) 3625-4227 / (12) 3625-4208
E-mail: prex@unitau.br

As atividades da Pró-reitoria de Extensão (PREX) são desenvolvidas de acordo com o Plano Nacional de Extensão (PNE), que tem como princípios: o impacto e a transformação social, a interatividade dialógica, a interdisciplinaridade e o ensino, a pesquisa e a extensão.

  • Cursos de Extensão / Cursos Rápidos

Por meio da PREX, a UNITAU oferece 77 cursos presenciais e a distância nas áreas de educação, de cultura e lazer, de línguas, de formação de professores, de maturidade, de meio ambiente, de qualificação profissional e de saúde. Os cursos de extensão destinam-se a difundir conhecimentos e técnicas de trabalho para elevar a eficiência técnico-profissional e os padrões culturais da comunidade.

  • Serviços

Para promover o bom relacionamento com o público, a UNITAU oferece diversos serviços destinados à população. As Clínicas de Fisioterapia, Nutrição, Odontologia e Psicologia realizam consultas, nas quais os alunos entram em contato com a prática da profissão, supervisionados por professores. A população também conta com serviços, como as Bibliotecas, o Escritório de Assistência Jurídica (EAJ), o Centro de Documentação e Pesquisa Histórica (CDPH) e o Núcleo de Pesquisas Econômico-Sociais (Nupes).

  • Programas e projetos

A UNITAU tem programas e projetos que visam desenvolver um conjunto de ações de extensão estratégicas para promover o envolvimento entre a Universidade e a comunidade da região. Com isso, a Instituição complementa a formação profissional de seus egressos e incentiva a relação com a população. As atividades têm ênfase nas questões sociais, nos processos de inovação, de desenvolvimento e de justiça social. Confira os projetos aqui.

  • Eventos

O NAE (Núcleo de Apoio a Eventos) auxilia na organização de atividades voltadas para a difusão do conhecimento ou produto cultural, científico e tecnológico desenvolvido pela UNITAU. Congressos, seminários, palestras, oficinas, exposições, festivais e campanhas são alguns dos eventos promovidos pela Universidade.

A PREX é responsável pelo setor de convênios, que supervisiona e subsidia todas as ações de cooperação entre a UNITAU e as instituições públicas e privadas.  

Por meio dos convênios, a Universidade coloca à disposição da sociedade os conhecimentos científicos desenvolvidos pela Instituição, além de utilizar o aprendizado adquirido em ações de extensão anteriores como ferramenta pedagógica no ensino de novos alunos.

Para a concretização de um convênio, é necessário definir suas ações e seus objetivos, avaliar o uso dos recursos financeiros para viabilizar a implantação das atividades, elaborar relatórios de acompanhamento das ações e dos resultados do projeto e vinculá-lo à vocação regional da Universidade.

A PREX orienta os chefes de Departamentos e os professores interessados na área de convênios, por meio do esclarecimento de dúvidas sobre a preparação e a celebração de parcerias.

  • Área de Cooperação Internacional

Com foco na ampliação dos convênios internacionais, o setor oferece suporte aos alunos que estão no exterior. A Área de Cooperação Internacional procura intermediar a relação entre o docente ou o estudante com as universidades estrangeiras, levantar as grades curriculares das faculdades e efetuar convênios com novas instituições.

A área busca inserir a UNITAU no cenário internacional e realiza diversas atividades, entre elas o atendimento individual de alunos e de professores, a documentação em outros idiomas, a recepção de visitantes estrangeiros, a tradução de palestras e a preparação de equipes de monitores para eventos internacionais.     

Com o objetivo de proporcionar uma formação diferenciada e reconhecida no mercado de trabalho, a PREX oferece cursos de extensão divididos em 10 áreas de atuação. Há opções de atividades teóricas ou práticas e presenciais ou à distância, todas com carga horária mínima de oito horas.

Os cursos rápidos integram os programas de extensão da Universidade e se destinam a difundir conhecimentos e técnicas de trabalho para elevar a eficiência técnico-profissional e os padrões culturais da comunidade.  A metodologia varia de acordo com o público-alvo, e o conteúdo é classificado em quatro níveis: iniciação, aperfeiçoamento, atualização e treinamento e qualificação profissional. 

Veja os cursos disponíveis aqui.

  • Revista de Extensão

A PREX publica anualmente uma revista científica, com o objetivo de trazer ao público vivências extensionistas significativas da Instituição. A revista é uma maneira de demonstrar à população e à comunidade científica como se dá o relacionamento entre a Universidade e a sociedade.  A revista é publicada online desde 2008.  Saiba mais.  

  • Jornal UNITAU – Um olhar para a comunidade

O jornal UNITAU – Um olhar para a comunidade é uma publicação que visa manter a população informada em relação aos programas e aos projetos da Instituição, além de produzir matérias sobre o cotidiano, o comportamento e a saúde. O veículo também é uma forma de permitir que os alunos tenham experiência com a prática do jornalismo, realizando reportagens com a supervisão de um professor. Realizado em parceria com o jornal Gazeta de Taubaté. Veja as edições aqui

  • Jornal Notícias da UNITAU

A publicação segue a linha do Jornal UNITAU - Um olhar para a comunidade, com a proposta de informar os públicos interno e externo da Instituição sobre as principais atividades que envolvem a UNITAU. Veja as edições aqui.

  • Relações com a Comunidade Interna e Externa

O setor é responsável por incentivar a cultura e a prestação de serviços para a comunidade de Taubaté e das cidades da região. Criado no dia 3 de maio de 2012, realiza diversas ações em prol do desenvolvimento da sociedade, como o Projeto Rondon e o UNITAU na Praça. As atividades mostram o trabalho comunitário de alunos e de docentes da Universidade e são uma oportunidade de colocar em prática o conteúdo da sala de aula. Os estudantes bolsistas e voluntários podem participar dos projetos realizados pelo setor. 

  • EDUNITAU

A Editora da Universidade de Taubaté (EDUNITAU) é responsável pela publicação de livros, de revistas e de materiais audiovisuais produzidos dentro da Instituição e que tenham caráter pedagógico, técnico, científico ou literário. Saiba mais.

  • Núcleo de Design Gráfico (NDG)

O Núcleo é responsável pela criação de material gráfico para a divulgação das semanas pedagógicas dos Departamentos e dos eventos ligados às ações de extensão, bem como pela editoração de material administrativo. Preocupando-se com a difusão da imagem da Universidade para o público interno, o NDG faz desde produtos de papelaria, como fichas clínicas, até faixas, baneres, cartazes e folderes. 

  • Rádio FM UNITAU

Criada em 2004, a emissora de caráter educativo opera na frequência 107,7 MHz. A rádio veicula matérias sobre educação, esportes, entretenimento e cultura e produz boletins informativos em parceria com as Pró-reitorias e os Departamentos. Confira mais informações aqui

  • TV UNITAU

Responsável por veicular notícias institucionais, a TV UNITAU produz matérias e programas que são postadas na internet ou em emissoras parceiras. A TV também atende os trabalhos pedagógicos do Departamento de Comunicação Social.