EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Seu futuro mais perto do que você imagina

A Educação a Distância (EAD) é uma modalidade de ensino considerada como uma forma alternativa e complementar para a formação humana. Caracteriza-se pela separação física e temporal entre professor e aluno, com a intensificação do uso de tecnologias de informação e de comunicação para mediar a relação ensino-aprendizagem.

A Universidade de Taubaté (UNITAU) já formou mais de 90 mil alunos em cursos presenciais em 59 anos de história no Ensino Superior, experiência que a Instituição investe na Educação a Distância desde 2009, quando obteve o credenciamento do Ministério da Educação (MEC) para oferecer a modalidade.

Todos os cursos são modulares e proporcionam ao aluno a oportunidade de orientar melhor os seus estudos. Além da plataforma Moodle, em que é possível revisar as aulas e os materiais didáticos, em tempo real, com o docente de apoio, os estudantes ainda têm acesso ao conteúdo das bibliotecas, com um acervo bibliográfico de mais de 250 mil exemplares.   

A Instituição tem três polos credenciados em funcionamento: o da sede em Taubaté, o de Ubatuba e o de São José dos Campos.

Perfil
Ao escolher esta modalidade de ensino, é necessário que o aluno goste de novos desafios, tenha curiosidade em aprender conteúdos diferentes e seja organizado na hora de estabelecer uma rotina de estudos e de cumprir prazos.  

A Educação a Distância é uma oportunidade para o aluno conciliar os compromissos de trabalho e familiares com o seu aprendizado, visto que ele terá autonomia na busca de novos conhecimentos.

No ambiente virtual de aprendizagem, o estudante poderá interagir com os professores e com os colegas de turma por meio de chats e de fóruns. Um docente de apoio acompanhará as aulas presenciais e virtuais e, junto com o docente coordenador, será responsável pela disciplina oferecida.

Ingresso
Os interessados em estudar na modalidade a distância passam por um processo seletivo e devem ter o Ensino Médio completo ou escolarização equivalente. É necessário apresentar também a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

No processo seletivo, o estudante pode optar por fazer uma redação, apresentar a nota do ENEM ou fazer a junção entre a redação e seu desempenho no Exame.

Para os cursos de Segunda Licenciatura, um estudo de currículo é realizado para verificar o aproveitamento de disciplinas concluídas por portadores de curso de graduação ou por pessoas que desejem realizar transferência interna ou externa para a Universidade.  

Os cursos de Educação a Distância da Universidade contam com a plataforma Moodle e com suporte eletrônico e pedagógico, além de coordenadores e professores que auxiliam na montagem das salas web e que orientam o trabalho dos docentes de apoio em sala de aula e na plataforma.

Para acessar o ambiente Moodle, o aluno passa por um curso de nivelamento e recebe um material impresso elaborado especificamente para cada curso, o livro-texto.

Cada módulo se inicia com as aulas presenciais, que ocorrem uma vez por mês. Depois, o conteúdo é apresentado por meio de um livro-texto e são realizadas as atividades na web, em salas virtuais criadas para o módulo, com o acompanhamento do docente de apoio. As provas oficiais e substitutivas são presenciais e acontecem nos polos. Essa estrutura de ensino é aprovada pelo Conselho de Ensino e Pesquisa (Consep) da Universidade, seguindo as Diretrizes Curriculares Nacionais do curso e do Projeto Pedagógico do Programa de Educação a Distância da Instituição.

A Universidade oferece 26 cursos na modalidade a distância. As licenciaturas habilitam os alunos para a docência em escolas de Educação Infantil, de Ensino Fundamental e de Ensino Médio. Com duração de três anos, oferecem uma formação profissional sólida e ampla, baseada na integração entre os temas que compõem as diversas áreas de atuação. Para a conclusão das segundas licenciaturas, o período é de um ano a um ano e meio.

Já os cursos em tecnologia da UNITAU, em dois anos, conferem aos estudantes o grau de tecnólogo. O objetivo é atender as demandas de formação e de capacitação específicas do mercado, com agilidade e qualidade.

Os programas de apoio ao aluno são desenvolvidos de acordo com cada momento da vida acadêmica e profissional do estudante e acontecem desde o processo seletivo até a atuação no mercado.

Destacam-se os seguintes projetos, aos quais os universitários têm acesso:

  • Programa de divulgação e de acompanhamento do processo seletivo;
  • Recepção aos alunos ingressantes;
  • Programa de atendimento e apoio aos órgãos estudantis;
  • Atendimento socieconômico e programa de bolsas de estudo;
  • Programa de bolsas de vagas de estágios e de emprego;
  • Programa de treinamento e de orientação profissional;
  • Intercâmbio cultural e científico;
  • Programa de empreendedorismo;
  • Programa de relacionamentos e parcerias;
  • Programa de estágio curricular obrigatório e não obrigatório;
  • Programa de acompanhamento dos alunos em Educação Continuada;
  • Programa de relacionamento com os egressos;
  • Programa de Apoio ao Estudante (PAE);
  • Programa de atendimento pedagógico e psicopedagógico do corpo discente;
  • Programa de apoio aos estudantes com necessidades especiais;
  • Organização estudantil, com espaço para a participação e para a convivência dos alunos;
  • Central de Oportunidades;
  • Apoio aos Diretórios e Centros Acadêmicos da Universidade;
  • Orientação da carreira profissional.

 

 

Na organização dos diversos cursos propostos nesta modalidade, o programa do Núcleo de Educação a Distância (NEAD) da Universidade de Taubaté (UNITAU) articula suas atividades com os Departamentos da Instituição, nas diferentes áreas do conhecimento, e com a Pró-reitoria de Graduação (PRG), com a Pró-reitoria de Extensão (PREX) e com a Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PRPPG).

A composição do Núcleo está assim configurada:

Coordenação Geral
Profa. Dra. Patricia Ortiz Monteiro

Coordenação Acadêmica
Profa. Ma. Rosana Giovanni Pires

Coordenação Pedagógica
Profa. Dra. Ana Maria dos Reis Taino

Coordenação Tecnológica
Profa. Ma. Susana Aparecida da Veiga

Coordenação de Mídias Impressas e Digitais
Profa. Ma. Isabel Rosangela dos Santos Ferreira

Coordenação de Área: Ciências da Natureza e Matemática
Profa. Ma. Maria Cristina Prado Vasques

Coordenação de Área: Ciências Humanas
Profa. Ma. Fabrina Moreira Silva

Coordenação de Área: Linguagens e Códigos
Profa. Dra. Juliana Marcondes Bussolotti

Coordenação do Curso de Pedagogia
Profa. Dra. Ana Maria dos Reis Taino

Coordenação de Cursos de Tecnologia: Área de Gestão
Profa. Ma. Márcia Regina de Oliveira

Coordenação de Cursos de Tecnologia: Área de Recursos
Profa. Dra. Lídia Maria Ruv Carelli Barreto

Revisão Ortográfica-Textual e Diagramação
Profa. Ma. Isabel Rosangela dos Santos Ferreira

Projeto Gráfico
Prof. Me. Benedito Fúlvio Manfredini

POLO TAUBATÉ
Av. Marechal Deodoro, 605, Jardim Santa Clara
Telefones: (12) 3621-1530 / (12) 3622-6050 / (12) 3625-4280 / (12) 3632-3569
E-mail: nead@unitau.br
Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, das 13h às 17h e das 18h às 22h

POLO SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
Instituto Nacional de Pós-graduação (INPG)
Av. Alfredo Ignácio Nogueira Penido, 678, Parque Residencial Jardim Aquarius
Telefones: (12) 3932-1070 / (12) 3913-5856
E-mail: nead@unitau.br
Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h

POLO UBATUBA
Av. Castro Alves, 392, Itaguá
Telefone: (12) 3883-1750
E-mail: nead@unitau.br
Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h e das 18h às 22h