PROCESSAMENTO E CARACTERIZAÇÃO DE MATERIAIS COMPÓSITOS CONVENCIONAIS E AVANÇADOS

Sobre o Curso

Inscrições até 19/01/2024

Investimento: Matrícula de R$ 40,00

Público-alvo: Público interessado em aprimorar seus conhecimentos na área de materiais compósitos convencionais e avançados

Carga horária: 12h

Data do curso: 23, 25 e 30 de janeiro de 2024, entre 19h00 - 22h30

Número de vagas: mínimo 2 alunos e máximo 15 alunos.

Coordenador: Prof. Dr. Evandro Luís Nohara

Local: Departamento de Engenharia Mecânica - Laboratório de Materiais e Ensaios

APRESENTAÇÃO

- O objetivo do curso é ensinar o processamento e caracterização de materiais compósitos convencionais e avançados, reforçados com fibras contínuas de vidro, aramida e carbono com matrizes termorrígidas e termoplásticas.

- O curso é 100% presencial, com parte teórica (40%) e experimental (60%), a ser realizada no Laboratório de Materiais e Ensaios do Departamento de Engenharia Mecânica. Ementa: Aulas teóricas: processamento de materiais compósitos convencionais e avançados com fibras contínuas e descontínuas (vidro, aramida e carbono) e matrizes poliméricas (termorrígido e termoplástico) pelas técnicas pultrusão, braiding, filamento winding, RTM, spray lay-up, hand lay-up, prepregs, ATL (automated tape laying), AFP (automated fiber placement), painéis sanduíche, ferramental, manutenção e reparo, proteção contra raios (lightning), híbridos glare, arall e carall, compósitos carbono-carbono.

- Aulas práticas: processamento de materiais compósitos com fibras contínuas de vidro, aramida e carbono com matriz termorrígida por hand lay-up, pré-impregnados (prepreg) e saco de vácuo.

- Caracterização via microscopia óptica dos compósitos obtidos, bem como do acervo do Departamento.