Gestão de Recursos Humanos | NOVO

Duração do Curso: 4 semestres

Grau Acadêmico: Superior de Tecnologia

Período/Vagas para 2024/1: noite/40

Ano de reconhecimento: desde 2006

Renovação de Reconhecimento: Portaria CEE/GP nº 360 de 04/11/2016

APRESENTAÇÃO

O Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos compreende conteúdos que revelam inter-relações com as diversas realidades do gestor atendendo aos campos interligados de formação profissional tecnológica, geral, específico, e científico humanístico. Apresenta em sua estrutura curricular os princípios de flexibilidade, interdisciplinaridade e contextualização de modo a assegurar a identidade do perfil profissional de conclusão de curso.

Também apresenta a Certificação de Qualificação Profissional Tecnológica, utilizada na organização curricular e permitida pela legislação que objetiva potencializar a empregabilidade dos alunos em processo de formação, elevando-lhes as oportunidades profissionais, provocando mais rapidamente a inserção do profissional, ainda em formação, no mercado de trabalho.

Assim, o curso foi organizado em 04 (quatro) módulos temáticos em regime acadêmico seriado semestral: o primeiro módulo denominado módulo de Gerenciamento de Recursos Humanos e os demais módulos foram denominados respectivamente: módulo de Desenvolvimento de Recursos Humanos; módulo de Gestão de Pessoas e; módulo de Relações Humanas. 

As 03 (três) certificações previstas, antes da concessão do Diploma, obtidas pelos alunos mediante aprovação nos módulos são: Qualificação Profissional Tecnológica em Auxiliar de Recursos Humanos, quando o aluno for aprovado no Módulo de Gerenciamento de Recursos Humanos; a Qualificação Profissional Tecnológica em Assistente de Recursos Humanos, quando o aluno for aprovado no Módulo de Desenvolvimento de Recursos Humanos e; a Qualificação Profissional Tecnológica em Analista de Recursos Humanos, quando o aluno for aprovado no Módulo de Gestão de Pessoas.

Ao aluno aprovado no Módulo de Gerenciamento de Recursos Humanos, Módulo de Desenvolvimento de Recursos Humanos, Módulo de Gestão de Pessoas e Módulo de Relações Humanas, e que tenha concluído o Estágio Supervisionado e as Atividades Curriculares de Extensão (ACEs), será concedido o Diploma de Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos.

TEORIA

A organização do curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos apresenta possibilidade de integração e de troca de conhecimentos entre os alunos de outros cursos de negócios; sejam alunos dos próprios cursos de tecnologia quando estiverem cursando, juntos, módulos comuns; sejam alunos pertencentes aos demais cursos de bacharelado quando estiverem cursando disciplinas comuns. A realização das disciplinas comuns favorece o processo de integração entre os cursos da área de Gestão e Negócios.

PRÁTICA

O curso, além da formação qualificada, oferece apoio laboratorial e no desenvolvimento de projetos para pequenas, médias e grandes empresas, com participação efetiva no planejamento, no desenvolvimento e no controle dos recursos humanos. Os estudantes contam ainda com disciplinas que possibilitam a transposição da teoria para as práticas relacionadas as atuações dos recursos humanos nas organizações. 

PERFIL

O Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos desenvolve as competências necessárias para exercer a profissão, de maneira responsável, com visão crítica, humanista e empreendedora, comprometido com o embasamento científico, tecnológico e socioeconômico na gestão de recursos humanos e das organizações. O egresso apresenta competências relacionadas ao comportamento nos níveis individual, de grupo e organizacional, estimulando e incentivando os processos de elaboração de planejamento estratégico, programas de qualidade de vida do trabalho e avaliação do clima organizacional. Também será proativo, resiliente e flexível mediante todas as transformações do mercado, com perfil de liderança adequado as exigências organizacionais.

INFRAESTRUTURA

LABORATÓRIOS

  • Laboratório de Informática

O Laboratório de Informática possui 72 microcomputadores em rede com acesso à Internet, distribuídos em três salas, para troca de informações com outras instituições, pesquisa de material bibliográfico de referência, de softwares e de aplicativos. O laboratório fornece subsídios para que os docentes atuem de forma prática nos conteúdos apresentados aos alunos e para que os professores das disciplinas específicas de cada curso possam mostrar na prática os conteúdos teóricos apresentados em sala de aula. Além disso, os alunos poderão realizar pesquisas via Internet, nos softwares disponíveis e fazer seus trabalhos acadêmicos, podendo ainda, o Departamento ministrar cursos extracurriculares.

 

  • Laboratório de Multimeios (Sala de Vídeo)

A sala conta com smart TV 70 polegadas, sistema de som, tela de projeção, lousa de vidro, computador com acesso as mídias e projetor multimídia que são usados em aulas, apresentações de trabalhos, reuniões pedagógicas e eventos acadêmicos.

 

OUTRAS INSTALAÇÕES

  • Sala de Metodologias Ativas

Ambiente com capacidade para até 48 estudantes permitindo a participação ativa e eficaz no processo de aprendizagem. O professor, utilizando esse espaço, atuará como orientador e mediador na promoção da interação do estudante com o assunto estimulando-os a construir o próprio conhecimento. As aulas realizadas nesse espaço também visam promover o aprofundamento dos temas, criando oportunidades enriquecedoras de ensino e maximizando interações, para garantir a compreensão e a síntese do conteúdo trabalhado.

  • Biblioteca

O Sistema Integrado de Bibliotecas (SIBi), criado pela Deliberação CONSUNI nº. 28/01, está no contexto de prestação de serviços à comunidade, da Pró-reitoria de Extensão, e é composto por 17 unidades de informação, incluindo as Bibliotecas Setoriais, o Centro de Pesquisa Bibliográfica – CPB, o Centro Especial de Atendimento Bibliográfico – CEAB e o Setor de Obras Raras. A partir de 2014 a Biblioteca do Departamento de Gestão e Negócios passou a ocupar um espaço especialmente construído para esse fim. Com espaço físico atual de 189,30 m² é composto de salas de estudo individual, sala de estudo em grupo, área livre, ar-condicionado e sistema antifurto.

  • NUPES

O NUPES – Núcleo de Pesquisas Econômico-Sociais desempenha um importante papel na compreensão da realidade econômica e social da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte pelos alunos e forma profissionais da área de gestão e negócios conscientes de suas responsabilidades sociais. Além disso, os alunos desenvolvem competências e habilidades necessárias e exigidas pelo mercado de trabalho, tais como: entendimento dos preços médios da cesta básica, da dinâmica social do consumo e mobilidade populacional.

  • NAF

O NAF - Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal realiza a educação fiscal dos alunos e auxilia na formação de profissionais da área de gestão e negócios conscientes de suas responsabilidades sociais. Além disso, participando do NAF UNITAU os alunos desenvolvem competências e habilidades necessárias e exigidas pelo mercado de trabalho, contribuindo ainda com os serviços prestados aos cidadãos de baixa renda, microempreendedores individuais, entidades sem fins lucrativos relativos a tributos federais, declaração de imposto de renda, CPF pendente, entre outros.

DISCIPLINAS

1º PERÍODO – Módulo de Gerenciamento de Recursos Humanos

  • Comunicação Organizacional
  • Cultura e Comportamento Organizacional
  • Ética e Responsabilidade Social
  • Gestão Ambiental e Sustentabilidade
  • Gestão de Carreiras
  • Gestão do Conhecimento e Aprendizagem Organizacional
  • Recrutamento e Seleção de Talentos

 

2º PERÍODO – Módulo de Desenvolvimento de Recursos Humanos

  • Coaching, Liderança e Motivação
  • Empreendedorismo, Criatividade e Inovação
  • Endomarketing
  • Gestão Contemporânea de Negócios
  • Língua Portuguesa: leitura e produção de textos
  • Tecnologias Aplicadas aos Negócios
  • Treinamento, Desenvolvimento e Retenção de Talentos

 

3º PERÍODO – Módulo de Gestão de Pessoas

  • Conflitos, Negociação e Clima Organizacional
  • Gestão de Desempenho
  • Gestão por Competências
  • Laboratório de Práticas em Recursos Humanos
  • Planejamento e Gestão Estratégica
  • Rotinas de Administração de Pessoal
  • Saúde, Segurança e Qualidade de Vida no Trabalho
  • Sociologia

 

4º PERÍODO – Módulo de Relações Humanas

  • Auditoria e Consultoria em Recursos Humanos
  • Estatística
  • Gestão de Cargos, Remuneração e Benefícios
  • Gestão Estratégica de Pessoas e Talentos
  • Laboratório de Desenvolvimento em Recursos Humanos
  • Legislação e Relações Trabalhistas
  • Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS)
  • Psicologia Organizacional


Estágio Supervisionado: 200h

O Estágio Supervisionado, componente curricular obrigatório, com carga horária total de 200 (duzentas) horas, deverá ser cumprido pelo aluno a partir do 3º período até o final do 4º período, terá orientação e supervisão do Departamento de Gestão e Negócios, conforme regulamento homologado pela Pró-reitoria de Graduação.

Atividades Curriculares de Extensão: 180h
As Atividades Curriculares de Extensão, a exemplo do Estágio Supervisionado, também terão organização funcional definida por regulamento específico, aprovado pela Pró-reitoria de Graduação e computadas ao final do curso para fins de expedição do diploma. O aluno deverá cumprir as horas de Atividades Curriculares de Extensão entre o primeiro e o último período do curso para que seja efetivada a aprovação dele.

Carga horária total do curso: 1.800h

CORPO DOCENTE

ANA IRACEMA NEVES FAGUNDES NOGUEIRA DE OLIVEIRA
Titulação: Mestre
Área de Atuação: CONTÁBEIS / FINANÇAS
Currículo Lattes

ANDRE LUIZ FREITAS GUIMARAES
Titulação: Mestre
Área de Atuação: ADMINISTRAÇÃO / RECURSOS HUMANOS / MARKETING
Currículo Lattes

AUGUSTINHO RIBEIRO DA SILVA
Titulação: Mestre
Área de Atuação: ECONOMIA / CONTABILIDADE / ADMINISTRAÇÃO
Currículo Lattes

CESAR AUGUSTO EUGENIO
Titulação: Doutor
Área de Atuação: FILOSOFIA / SOCIOLOGIA
Currículo Lattes

DRAUZIO ANTONIO REZENDE JUNIOR
Titulação: Doutor
Área de Atuação: ECONOMIA / ÉTICA / CONTABILIDADE
Currículo Lattes

JONAS COMIN DE CAMPOS
Titulação: Mestre
Área de Atuação: CONTABILIDADE / ADMINISTRAÇÃO
Currículo Lattes

JOSÉ MAURICIO CARDOSO DO RÊGO
Titulação: Mestre
Área de Atuação: GEOPOLÍTICA / ANTROPOLOGIA / SOCIOLOGIA
Currículo Lattes

JOSÉ RODRIGO VÁRZEA CURSINO
Titulação: Mestre
Área de Atuação: DIREITO
Currículo Lattes

JULIANA MARCONDES BUSSOLOTTI
Titulação: Doutor
Área de Atuação: GEOGRAFIA ECONÔMICA / ARTES CÊNICAS / GESTÃO
Currículo Lattes

JÚLIO CÉSAR GONÇALVES
Titulação: Mestre
Área de Atuação: SISTEMAS / TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Currículo Lattes

MARCELA BARBOSA DE MORAES
Titulação: Doutor com pós-doutorado
Área de Atuação: ECONOMIA / ADMINISTRAÇÃO
Currículo Lattes

MÁRCIA REGINA DE OLIVEIRA
Titulação: Doutor
Área de Atuação: ADMINISTRAÇÃO / RECURSOS HUMANOS
Currículo Lattes

MARCO AURÉLIO VALLIM REIS DA SILVA
Titulação: Mestre
Área de Atuação: CONTABILIDADE / FINANÇAS / ADMINISTRAÇÃO
Currículo Lattes

ODIR CANTANHEDE GUARNIERI
Titulação: Mestre
Área de Atuação: ECONOMIA / ADMINISTRAÇÃO
Currículo Lattes

PATRICIA D. E. B. S. E. C. ORTIZ MONTEIRO
Titulação: Doutor
Área de Atuação: ADMINISTRAÇÃO / INOVAÇÃO
Currículo Lattes

PAULO DIAS RAPOSO FILHO
Titulação: Mestre
Área de Atuação: CONTABILIDADE / ADMINISTRAÇÃO / FINANÇAS
Currículo Lattes

PAULO HENRIQUE COSTA SODRÉ
Titulação: Mestre
Área de Atuação: ADMINISTRAÇÃO / RECURSOS HUMANOS / PSICOLOGIA
Currículo Lattes

QUÉSIA POSTIGO KAMIMURA
Titulação: Doutor com pós-doutorado
Área de Atuação: ECONOMIA / ADMINISTRAÇÃO
Currículo Lattes

ROBSON DE MORAES ROCHA MEDEIROS FREITAS LOURENÇO
Titulação: Mestre
Área de Atuação: ADMINISTRAÇÃO / MARKETING
Currículo Lattes

ROMÁRIA PINHEIRO DA SILVA
Titulação: Mestre
Área de Atuação: ADMINISTRAÇÃO / COMÉRCIO INTERNACIONAL
Currículo Lattes

SILVIO DOS SANTOS
Titulação: Doutor
Área de Atuação: SOCIOLOGIA / FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO / METODOLOGIA
Currículo Lattes

SUSANA APARECIDA DA VEIGA
Titulação: Mestre
Área de Atuação: MATEMÁTICA FINANCEIRA / MATEMÁTICA APLICADA
Currículo Lattes

VILMA DA SILVA SANTOS
Titulação: Mestre
Área de Atuação: ECONOMIA / ADMINISTRACAO
Currículo Lattes

DEPARTAMENTO

O anteriormente denominado Departamento de Economia, Contabilidade e Administração (ECA) da UNITAU é um dos mais antigos da Universidade e já formou mais de 8 mil alunos. O Departamento oferece graduações em Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas e Gestão de Recursos Humanos. A partir de 25 de abril de 2017, após mudança no Anexo 1 do Regimento Geral da Universidade de Taubaté (Deliberação Consuni nº 011/2017), o ECA passou a ser denominado Departamento de Gestão e Negócios (GEN). 

O destaque dos cursos está na preparação dos professores, os quais, em sua maioria, são titulados: 39% são doutores, 61% são mestres. 

Preocupado com as novas tendências de gestão, o Departamento disponibiliza aos alunos, nos laboratórios de informática, softwares específicos para o aprendizado teórico e prático. Para a área de Gestão, há programas de gestão empresarial, utilizados em pequenas e em médias empresas, na integração dos setores contábil, financeiro e de recursos humanos. 

Saiba mais sobre os cursos oferecidos pelo Departamento:

Diretor do Departamento:
Prof. Me. André Luiz Freitas Guimarães

  
Endereço: Rua Expedicionário Ernesto Pereira, 225 (Portão 3) - Taubaté-SP - CEP: 12020-330
E-mail: gen@unitau.br
Contato: (12) 3625-4154

Horário de Atendimento

Secretaria: de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h e das 18h às 22h
Biblioteca: de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h e 18h às 22h
Programa de Pós-graduação em Gestão e Desenvolvimento Regional: Quintas-feiras, das 14h às 18h, e aos Sábados, das 08h às 12h