Treinamento aconteceu no apiário do Departamento de Ciências Agrárias (Foto: Leonardo Oliveira/ACOM UNITAU)

UNITAU recebe agentes da Defesa Civil de Taubaté para treinamento sobre manejo de abelhas

Link curto: https://unitau.me/3TDrFHI

27/03/2024 11h49

UNITAU, Agronomia

 

A Universidade de Taubaté (UNITAU) foi sede de um treinamento para os novos agentes da Defesa Civil de Taubaté. A capacitação sobre manuseio de abelhas foi realizada no Departamento de Ciências Agrárias e teve como objetivo a habilitação dos funcionários para a prestação de serviços com qualidade e segurança para a população.

Ao todo, os 34 novos agentes da Defesa Civil foram instruídos pelo biólogo especialista em apicultura da Universidade, Edson Timóteo Soares. Eles puderam aprender mais sobre o comportamento, os hábitos e as características das abelhas para que, caso se deparem com esses insetos em alguma demanda, consigam manejá-las de maneira segura e eficaz.

Foto: Leonardo Oliveira (ACOM/UNITAU)

“Conhecer o comportamento biológico das abelhas permite o manuseio mais preciso e seguro, não só para quem está executando o manejo, mas também para todos que estiverem ao redor, pessoas ou animais. No caso dos agentes da Defesa Civil que poderão em algum momento atender situações envolvendo abelhas, terão condições de atuar e orientar adequadamente, prevenindo e minimizando acidentes”, destaca o biólogo.

Para o diretor da Defesa Civil de Taubaté, Danilo Ricci, a ação consolida a atuação dos novos agentes, os preparando adequadamente para as ocorrências cotidianas. “Quanto ao curso manejo e riscos de abelhas com ferrão ministrado pela UNITAU vem a corroborar com a prevenção, mitigação e resposta de acidentes com abelhas e capacita o agente de defesa civil a atuar em cenário de desastre que as envolvam, salvaguardando a integridade física da população”, finaliza.   

Vivência em Biologia

Ainda na última semana, o curso de Biologia da UNITAU também promoveu uma oficina sobre manejo de abelhas. A palestra foi ministrada pelo egresso e biólogo, Victor Aparecido Alexandre Alves, no Laboratório de Botânica, no Campus Bom Conselho. Ao todo, 20 universitários participaram da atividade que foi acompanhada pelo Prof. Dr. Julio Cesar Voltolini.  

Ana Patrícia Marinho e Ariane Viana
ACOM/UNITAU