Preencha os campos corretamente
Digite corretamente o CPF
Digite corretamente o CNPJ
Digite corretamente
Digite corretamente
Digite corretamente
Digite o DDD
Digite corretamente o telefone
Digite corretamente o e-mail
Estado
Cidade
Seu nome
Nome do amigo
E-mail amigo
UNITAU de A a Z
VOCÊ ESTÁ EM: A UNITAU / CDPH
CDPH

De reconhecido valor acadêmico, o Centro de Documentação e Pesquisa Histórica (CDPH) da UNITAU se sobressai, há mais de duas décadas, por sua natureza patrimonial e arquivística. Constitui-se em um núcleo de referência cultural e de pesquisa histórica de alcance regional e nacional.

O Centro privilegia a história da cidade de Taubaté e do Cone Leste Paulista, formado pela Região Bragantina, Serra da Mantiqueira, Vale do Paraíba e Litoral Norte.

Instalado no Solar da Viscondessa, prédio histórico construído em meados do século 19 e tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arquitetônico e Turístico (Condephaat), o CDPH abriga uma média de 40 mil itens. Compõem a coleção oito fundos documentais, organizados em três eixos: industrialização, cultura e educação.

O fundo documental da UNITAU é um dos maiores do Centro e reúne atas, documentos e fotografias de formaturas dos cursos e da infraestrutura dos prédios da Instituição.

Entre outros documentos, o acervo é composto por uma hemeroteca, com títulos de jornais da região e do país, pela biblioteca de obras raras, que tem cerca de 500 títulos publicados nos séculos 19 e 20, e por mais de duas mil fotos originais de cenas de filmes do cineasta Amácio Mazzaropi.

Ainda é possível encontrar uma série de livros, de revistas e de periódicos relacionados à História Geral, do Brasil, do Vale do Paraíba e de Taubaté, além de romances, de coleções, de tratados científicos e de dicionários. Destacam-se as atas da Câmara Municipal de Taubaté, organizada e publicada por Félix Guisard Filho, a revista Academia Brasileira de Letras e a revista Arquivo Público Mineiro.       

O CDPH também oferece estágio para os estudantes do curso de História vivenciarem mais a sua área de formação. Eles contam com a orientação de professores para o desenvolvimento de atividades, o que contribui não só para a própria formação, como também para a pesquisa do próprio Centro.

Os interessados em conhecer o CDPH podem agendar visitas monitoradas. Exposições e eventos integram a programação do Centro. Saiba mais

Endereço: Rua Quinze de Novembro, 996, centro, Taubaté-SP       
Telefone: (12) 3631-1599
E-mail:  cdph.acervo@gmail.com
Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h, e aos sábados, das 8h às 12h  

Link Curto