Aparecida tem distribuição de doces da Festa de São Benedito

16/04/2014 00h00 ⋅ Atualizada em 29/10/2019 13h25

Estudantes de escolas de Aparecida poderão saborear, na terça-feira, dia 22, doces tradicionais da Festa de São Benedito, numa iniciativa em prol do tombamento da festa como patrimônio cultural brasileiro, realizada pela Universidade de Taubaté (UNITAU).

Uma doceira tradicional da festa preparará, de maneira artesanal, em tachos, os doces de abóbora, batata e mamão, que serão servidos aos alunos – serão distribuídos 500 quilos de doces.

A proposta é levar os estudantes a conhecerem o típico preparo das sobremesas, como forma de mostrar a importância cultural do costume e a necessidade de sua preservação. “A culinária é um dos saberes que compõem a festa”, disse o Pró-Reitor de Extensão da UNITAU e coordenador do projeto Viva São Benedito!, Prof. Dr. José Felício Goussain Murade.

A atividade vai compor um inventário sobre a festa, preparado para embasar o pedido de reconhecimento da festa como patrimônio, feito pela UNITAU e pela Paróquia de Aparecida, em 2010, para o Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), que aceitou a proposta e deu início ao processo.

A distribuição de doces acontece das 8h às 17h, na Praça da Estação, em Aparecida.