A Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PRPPG) coordena as atividades didático-científicas da UNITAU e as ações didático-pedagógicas dos cursos de pós-graduação, além de atuar na capacitação de docentes e de supervisionar os cursos. O principal objetivo da PRPPG é incentivar as atividades de ensino e de pesquisa desenvolvidas pelos docentes e pelos alunos da Universidade. As ações são organizadas por meio de pareceres da Comissão Geral de Pesquisa e Pós-graduação, composta por representantes dos cursos de lato e stricto sensu.
A PRPPG disponibiliza bolsas aos colaboradores da UNITAU para promover a sua inserção nos cursos de pós-graduação da Instituição. Sob a ótica e o aval dos Comitês de Ética em Pesquisa Humana e da Comissão de Ética no Uso de Animais, a PRPPG analisa e aprova a realização de pesquisas laboratoriais, clínicas e com modelos animais.
Confira os cursos de pós-graduação oferecidos
aqui.
Pró-reitor: Prof. Dr. Francisco José Grandinetti
Secretaria dos cursos de Pós-graduação
Endereço: Rua Visconde do Rio Branco, 210, Centro, Taubaté-SP
Telefone: (12) 3625-4151
Fax: (12) 3625-4218
E-mail: cursospos@unitau.br
Horário de Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 22h, e aos sábado, das 8h às 13h
Gabinete da PRPPG
Telefone: (12) 3625-4217
Fax: (12) 3632-2947
E-mail: prppg@unitau.br
Horário de Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h
Os Comitês de Ética em Pesquisa Humana e a Comissão de Ética no Uso de Animais estimulam a pesquisa, analisando aspectos éticos e servindo à UNITAU e a diversas instituições que ainda não contam com seu próprio Comitê de Ética.
- Comitê de Ética em Pesquisa Humana
Com a finalidade de defender os interesses dos sujeitos da pesquisa em sua integridade e dignidade, o Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da UNITAU, com o trabalho de seus membros, contribui para o desenvolvimento da pesquisa dentro dos padrões éticos. O Comitê foi criado em cumprimento às Resoluções do Conselho Nacional da Saúde, n.º 196/96, de 10 de outubro de 1996, e n.º 251/97, de agosto de 1997. Seu registro foi aprovado, em 9 de setembro de 1999, pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa do Conselho Nacional de Saúde do Ministério da Saúde (Conep/CNS/MS). A documentação do Comitê é disponibilizada pela UNITAU.
Saiba mais
Coordenador: Prof. Dr. José Roberto Cortelli
Telefones: (12) 3635-1233 e (12) 3625-4143
E-mail: cep@unitau.br
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h
- Comissão de Ética no Uso de Animais
A Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA) da UNITAU, com o trabalho de seus membros, estabelece normas relativas à utilização humanitária de animais com finalidade de ensino e de pesquisa científica. A Comissão foi criada pela Deliberação do Conselho Universitário (Consuni) n.º 013/2010, de 25 de fevereiro de 2010, em cumprimento ao Decreto 6899/09. O Decreto dispõe sobre a composição do Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (Concea), estabelecendo normas para o seu funcionamento e criando o Cadastro das Instituições de Uso Científico de Animais (Ciuca). A documentação da Comissão é disponibilizada pela UNITAU.
Saiba mais
Coordenador: Prof. Dr. Renato de Souza Almeida
Telefones: (12) 3635-1233 ou (12) 3625-4143
E-mail: ceua@unitau.br
A partir de 2012, a UNITAU passou a promover o Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento. Conhecido por ser o maior evento de Ensino, Pesquisa e Extensão do Estado de São Paulo, o Congresso contempla cinco encontros: a Mostra de Pós-graduação (MPG); o Seminário de Administração (SEA); o Seminário de Docência Universitária (Seduni); o Seminário de Extensão (Semex); e o Encontro de Iniciação Científica (ENIC), realizado, desde 1995, pela Universidade. Saiba mais.
A UNITAU reúne grupos de pesquisa certificados junto ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Com credencial de qualidade, os grupos recebem o fomento de financiadores do porte da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), da Financiadora de Estudos e Projetos (Finesp), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e do próprio CNPq, que dão mostra de compromisso com a produção do conhecimento. Confira os grupos aqui.
Marca de seu caráter dinâmico e de seu pensamento plural, educação, saúde, política, economia e meio ambiente são partes da variedade temática que a UNITAU se dispõe a estudar. Saiba mais.
- Estudos
A Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) da UNITAU disponibiliza aos alunos a produção científica dos programas de pós-graduação da Universidade. Acesse a plataforma Sophia aqui.
Saiba mais
Os Programas de Iniciação Científica auxiliam na formação de pesquisadores, motivando os graduandos a adentrar no universo da pesquisa. Para incentivar o avanço e a partilha de saberes nas diferentes áreas científicas, a PRPPG promove eventos anuais de Iniciação Científica e mostras de Pós-graduação, que recebem inscrições de trabalhos de dezenas de instituições brasileiras.
O principal objetivo dessas ações é introduzir os estudantes de graduação na pesquisa científica, colocando-os em contato direto com as metodologias, os procedimentos e o apoio teórico necessários ao desenvolvimento de um projeto de pesquisa.
Os alunos participantes dos Programas de Iniciação Científica são supervisionados por professores da Universidade, que orientam na condução do projeto.
Para promover a Iniciação Científica, a UNITAU tem programas de distribuição de bolsas a estudantes de graduação participantes de projetos de pesquisa. Por meio de um processo seletivo, a Instituição escolhe os projetos com qualidade acadêmica e com mérito científico e privilegia, principalmente, a boa formação dos estudantes participantes. Saiba mais.