Curso técnico de Informática do Colégio UNITAU comemora 20 anos

23/04/2014 00h00 ⋅ Atualizada em 30/10/2019 19h05

Em 1994, com o crescimento das inovações tecnológicas, o Colégio UNITAU (Escola de Aplicação Dr. Alfredo José Balbi) percebeu a necessidade de oferecer um curso técnico que capacitasse os alunos do Ensino Médio, preparando-os para a faculdade ou para o mercado de trabalho. Assim, nasceu o curso técnico de Informática, que, na época, era chamado “Processamento de Dados”.

Desde então, o Colégio UNITAU nunca deixou de ter uma turma de Informática em todos os 20 anos de existência do curso – são mais de 600 alunos formados. O Professor Reginaldo Luiz Gonçalves, que foi coordenador do curso por 18 anos e hoje é o vice-diretor do Colégio, conta que, desde o princípio, a grande procura dos estudantes foi o principal motivo do crescimento e da evolução das aulas ministradas.

“Quando começamos o curso, a escola contava apenas com um computador, que era usado para fazer o controle acadêmico. Tínhamos que realizar nossas aulas no Departamento de Informática da Universidade. O laboratório de Informática foi criado posteriormente, com a demanda de alunos que queriam fazer o curso”, explica o professor.

Para comemorar os 20 anos de criação do curso, uma série de palestras exclusivas para os atuais alunos do curso acontecerão entre os dias 23 a 25, na biblioteca do Colégio. Entre os palestrantes estarão ex-alunos, entre eles Luiz Eduardo Evangelista e Luis Felipe Feres Santos, que trabalham na Embraer – o tema da apresentação será Biometria. A primeira palestra acontece na quarta-feira, dia 23, às 14h20, com o ex-professor do curso Reuel Lopes, que abordará o desenvolvimento de aplicações móveis.

Théo Ortiz