UNITAU sobe 53 posições no Ranking Universitário Folha (RUF)

12/09/2014 00h00 ⋅ Atualizada em 02/11/2019 20h20

A UNITAU (Universidade de Taubaté) subiu 53 posições no RUF (Ranking Universitário Folha), avali­­­­ação das 192 universidades do país realizada pelo Jornal Folha de São Paulo.

O ranking classificou a UNITAU na 85ª posição. Em 2013, a Instituição havia sido ranqueada na colocação 138. A avaliação foi publicada pelo Jornal no último dia 8 e leva em consideração cinco indicadores: pesquisa, internacionalização, inovação, ensino e mercado.

A Universidade está à frente de diferentes Instituições públicas e privadas, do Vale do Paraíba e de outros Estados.

O quesito que teve o maior salto foi a avaliação de mercado, no qual a UNITAU teve nota 71.

Para formular a nota da avaliação de mercado, a pesquisa entrevista 1.970 contratantes de empresas e setores diversos, para avaliar por quais universidades são formados seus contratados.

“Fizemos um trabalho forte de aproximação com as empresas, ampliando e reforçando nossas parcerias para programas de estágio, trainee e emprego. É gratificante ver que o trabalho desenvolvido pela nossa Central de Oportunidades resultou neste avanço”, disse o Reitor da UNITAU, Prof. Dr. José Rui Camargo.

GUIA - Além do RUF, a avaliação do Guia do Estudante, divulgada no último dia 5, também revela a melhoria da avaliação dos cursos da UNITAU. A publicação, que elege os melhores cursos de Ensino Superior do país, aumentou o número de graduações da Universidade avaliadas e elevou a quantidade de cursos considerados nota 4 (“muito bom”).

Na somatória das “estrelas” de cada curso, a Universidade registra 76, mais do que o dobro da quantidade de 2010, quando a Instituição teve 37 estrelas na soma da pontuação dos cursos avaliados.

O Guia avalia 23 cursos da UNITAU, dos quais sete obtiveram nota 4 e 16 receberam nota 3. Na edição 2013, 19 cursos foram avaliados, dos quais cinco obtiveram nota 4 e 15 registraram nota 3.