Drone é nova ferramenta para pesquisas na UNITAU

26/09/2014 00h00 ⋅ Atualizada em 10/10/2019 06h53

 

Para auxiliar alunos e professores na realização de pesquisas, a Universidade de Taubaté (UNITAU) adquiriu um drone, ou Veículo aéreo não tripulado (VANT), equipamento que será utilizado para a captação de imagens que serão utilizadas nos projetos.

A ferramenta será empregada inicialmente para trabalhos dos cursos de Engenharia Civil, Ambiental e Sanitária e Aeronáutica. Entre os projetos está o plano de macrodrenagem da bacia do Uma, realizado pela UNITAU com recursos do Fehidro (Fundo Estadual de Recursos Hídricos).

O drone fará a captação de imagens aéreas da bacia. “O equipamento pode nos fornecer dados que não conseguiríamos sem essa visão do alto”, disse o Prof. Me. Sergio Luiz Lousada, responsável pelo trabalho.

O equipamento também será utilizado para o projeto da Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Fazenda Renópolis. “Vamos estabelecer alguns pontos, para que o equipamento capte imagens do mesmo local em diferentes momentos, para analisarmos as mudanças na vegetação”, explicou o docente.

Na área de Engenharia Civil, o drone poderá proporcionar imagens de telhados ou calhas de difícil acesso, por exemplo. Já para a área Aeronáutica o equipamento será analisado para o desenvolvimento de produtos. A proposta é de que, futuramente, a UNITAU possa construir seu próprio drone.

“É um salto de tecnologia importante para a Universidade. As imagens de cima nos revelam um cenário macro, diferente e mais abrangente do que a visão em solo”, finaliza o professor.

ACOM/UNITAU