3ª Edição

29/08/2014 00h00 ⋅ Atualizada em 03/11/2019 08h34

1) O que é e como funciona uma Pró-reitoria?

Conforme disposto em nosso Estatuto, as Pró-reitorias são órgãos de apoio técnico-administrativo à Reitoria. Temos hoje seis Pró-reitorias: de Administração, de Economia e Finanças, de Extensão, de Graduação, de Pesquisa e Pós-graduação, e Estudantil. A constituição e as atribuições de cada uma delas estão explicitadas também no Estatuto. Os Pró-reitores são escolhidos livremente e nomeados em comissão pelo Reitor, dentre professores que ocupem cargos da carreira do magistério superior e que contem, pelo menos, com cinco anos de efetivo exercício no magistério superior da Unitau. Em caso de necessidade, oportunidade e conveniência da administração, poderá haver fusão temporária de Pró-reitorias.

2) Como a UNITAU pode aumentar o seu orçamento? Ela pode ter outras fontes de receita, além das mensalidades dos alunos?

Nossa instituição não pode mais depender exclusivamente das mensalidades de nossos alunos. Precisamos ampliar a captação de recursos externos e, para isso, estamos atuando em três frentes: a) incremento das parcerias com o poder público municipal, tanto o de Taubaté quanto os de outras cidades da região; b) busca de apoio nas agências de fomento governamentais federais e estaduais, como FAPESP, FINEP, CNPq, CAPES, SESu e os fundos setoriais oriundos de Ministérios, Secretarias de Estado e outros organismos; e c) desenvolvimento de projetos, em colaboração com a iniciativa privada, captando e transferindo para a UNITAU recursos financeiros previstos nas diversas leis de incentivo, como a Lei 10.973/04 (incentivos à inovação), a Lei do Bem (11.196/05 e 11.487/07), a Lei da Informática (Leis nº 10.176/01 e 11.077/04), a Lei Rouanet, entre outras. Isso deverá se transformar em benefícios aos cursos e, essencialmente, à sociedade, visando à melhoria da qualidade de vida das pessoas de nossa cidade e região. Isto consolidará a UNITAU como Universidade Pública, fortalecerá a nossa marca e agregará uma tripla função: certificação, promoção e responsabilidade social.