Mais de mil trabalhos científicos são apresentados no CICTED

17/10/2014 00h00 ⋅ Atualizada em 02/11/2019 02h04

A partir de segunda-feira, 20, será realizado o 3º Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento (CICTED) da Universidade de Taubaté (UNITAU), maior evento de pesquisa da região, que reunirá 1050 trabalhos científicos.

Eles foram selecionados entre 1350 projetos inscritos, de 90 instituições participantes, e serão expostos para avaliação de um corpo técnico durante os três dias do evento, que contará também com minicursos, palestras e mesas redondas.

Neste ano, o evento foi reformulado e conta com algumas novidades, entre elas a realização em um novo endereço, o Departamento de Economia, Contabilidade e Administração (ECA) e a divisão da apresentação dos trabalhos por áreas do conhecimento. “Na segunda-feira, 20, será o dia das Ciências Exatas; na terça-feira, 21, o de Biociências, e na quarta-feira, 22, o das Ciências Humanas”, explica o Prof. Dr. Francisco José Grandinetti, Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação Grandinetti.

Outra novidade é sobre a disponibilização dos anais eletrônicos. “Neste ano, o material será disponibilizado durante o evento, e não após o término, como era realizado antes”, conta o Pró-reitor.

Ele destaca que o evento envolve diferentes áreas da UNITAU. “Ele movimenta a Universidade em todos os segmentos, desde alunos do Ensino Fundamental e Médio até alunos de doutorado e servidores técnicos e administrativos”, diz o professor.

Para o Pró-reitor, é uma oportunidade única de expor o trabalho realizado. “É fundamental desenvolver o trabalho e divulgar, pois se você não divulga você está perdendo a chance de outra pessoa aprender”, diz. “Nós, como professores, temos de difundir o conhecimento e fazer com que os alunos também tenham esse comportamento. Mostrar aquilo que você realizou é muito importante”, finaliza Grandinetti.

A programação completa pode ser conferida no site.

Gabriel Castro