Universidade recebe 1º lugar em competição de termomecânica

21/11/2014 00h00 ⋅ Atualizada em 30/10/2019 09h25

Um projeto de tecnologia sustentável desenvolvido por uma equipe do curso de Engenharia Mecânica da Universidade de Taubaté (UNITAU), que promove o reuso de água e o saneamento de biogás, ganhou o 1º lugar no ranking pesquisa no Desafio Universitário em Termomecânica, em São Paulo. A lista dos vencedores de cada categoria foi divulgada no dia 18 de novembro.

O aluno de mestrado Pedro Henrique de Jesus, orientado pelo Prof. Dr. Ederaldo Godoy Jr. e pelo Prof. Dr. José Rui Camargo, Reitor da UNITAU, desenvolveu dois projetos: o condensador eólico de cobre para torres de resfriamento e o queimador registrador de biogás para baixas vazões (QRBBV) associado à placa fotovoltaica, cuja meta é a redução de gases de efeito estufa. Eles foram compilados numa única pesquisa e apresentados na segunda edição do Desafio Universitário, evento que premia estudantes da área de Engenharia, Arquitetura, Design e Tecnologia.

O protótipo de baixo custo é patenteado e visa promover a ecoeficiência, o saneamento e o conforto ambiental em infraestruturas prediais. “A pesquisa se motiva pelo aproveitamento da água atualmente dispersa na atmosfera, relacionada ao fato de minimizar os impactos ambientais das mudanças climáticas devido ao vapor de água ser um gás de efeito estufa”, explica o estudante.

O equipamento pode auxiliar pequenos proprietários na reutilização da água, trazendo retorno financeiro para o os pequenos produtores, como também preservação do meio ambiente.

Para o aluno foi muito gratificante desenvolver o projeto e ser premiado num importante evento. “Irá contribuir muito para meu crescimento profissional”, disse. “Meu desejo é que o Brasil se torne um país com tecnologia inovadora e sustentável”. Por vencer em primeiro lugar, ele ganhou um diploma e um iPad de 16 gb. O professor orientador também ganhou um diploma e um smartphone

Estágio na Itaipu Binacional

Desde julho, Pedro é bolsista de mestrado do Centro Internacional de Energias Renováveis-Biogás (CIBIOGÁS) da Itaipu Binacional, onde está desenvolvendo um software e um manual de dimensionamento de biogasodutos para a empresa e para a Embrapa.

O estudo consiste na elaboração de programas e aplicativos que possam agilizar os cálculos dos projetos, desde gasômetros para armazenar o biogás, escolha do diâmetro da tubulação (considerando perdas de carga na tubulação), cálculo da eficiência do sistema, componentes necessários para cada sistema e geração energética como aproveitamento do biogás para gerar energia elétrica, entre outros.