Projeto Trilha da Imaculada valoriza a cultura regional

21/11/2014 00h00 ⋅ Atualizada em 01/11/2019 00h29

A Universidade de Taubaté (UNITAU) reúne na próxima segunda-feira, dia 24, representantes de diferentes Departamentos para discutir a participação da Instituição no projeto Trilha da Imaculada, liderado pelo músico Renato Teixeira.

A proposta da Trilha é ser um roteiro ecológico e cultural que ligue as cidades de Caçapava, Taubaté, Tremembé, Pindamonhangaba, Roseira, Aparecida e Guaratinguetá. O caminho unirá pontos turísticos e culturais dos sete municípios, com o objetivo de valorizar a história e os atrativos do Vale do Paraíba. Entre os pontos estão igrejas, construções históricas e monumentos.

O projeto foi apresentado para a Universidade em outubro e a UNITAU pretende participar da iniciativa realizando as pesquisas que embasarão o traçado da Trilha, por meio do levantamento de informações sobre os pontos naturais e históricos que seriam de interesse para os visitantes.

Na segunda-feira, profissionais dos cursos de História, Geografia, Letras e Agronomia, da Funac (Fundação de Arte, Cultura, Educação, Turismo e Comunicação) e da Pró-reitoria de Extensão participam de uma reunião na Reitoria para conhecer a proposta e delinear a participação da Universidade na iniciativa. “Nossos projetos tem muitas afinidades com a Trilha da Imaculada, vamos estudar como utilizar o conhecimento gerado na Universidade a favor da proposta”, disse o Reitor Prof. Dr. José Rui Camargo.

“A UNITAU pode dar o embasamento que o projeto precisa. O Vale do Paraíba vai mostrar a sua cara por meio da Trilha”, afirmou Renato Teixeira.

De acordo com ele, o trajeto poderá ser feito, por exemplo, a pé, de bicicleta e a cavalo, nos moldes do Caminho de Santiago, na Espanha, e será uma forma de movimentar a economia da região e valorizar a cultura local.