Aluna destaca a importância da prevenção ao câncer de mama

28/11/2014 00h00 ⋅ Atualizada em 29/10/2019 23h38

O câncer de mama é um dos problemas sérios de saúde pública no Brasil. A aluna Mayara Toledo das Dores, do 3º ano de Enfermagem da UNITAU, realizou uma pesquisa dos dados da mortalidade pela doença entre 2009 e 2013 no município de Taubaté.

O trabalho revelou um aumento da ocorrência de óbitos na cidade entre os anos de 2009 e 2011, com uma diminuição de 9,6% em 2012 e um novo aumento no ano de 2013, de 8,4%.

Além de mapear os números, o projeto teve por objetivo identificar as necessidades existentes para desenvolver novas práticas e ações de prevenção e, principalmente, detecção precoce da doença. A estudante apresentou seu trabalho neste ano, na 3ª edição do CICTED (Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento) da UNITAU.

“O câncer de mama é um tema sempre atual e estudos indicam que no Brasil a mortalidade pela doença é grande, pois as mulheres detectam a doença em estágios avançados, o que dificulta o tratamento e acarreta pior prognóstico para a doença”, afirma a estudante.

Para o trabalho, Mayara realizou pesquisas bibliográficas em artigos científicos e livros sobre o tema, além de coletar dados nos arquivos digitais da Vigilância Epidemiológica de Taubaté.

A aluna ressalta que esses dados foram comparados com os dados do atlas de mortalidade on-line do INCA (Instituto Nacional do Câncer) sobre a região Sudeste. De acordo com o levantamento, pode-se observar o aumento gradativo na mortalidade pela doença.

"Ainda prevalece, tanto na região quanto no município, um índice crescente de óbitos por câncer de mama, o que nos leva a pensar em criar novas ações de conscientização e incentivo às mulheres para que realizem regularmente os exames para detecção precoce da doença”, conclui Mayara.

Camila Sanini